INDICADORES DE PRAZER E SOFRIMENTO EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM ONCOLÓGICA
Sofrimento psíquico
Psicodinâmica do trabalho
Saúde do trabalhador
Profissional de saúde
Enfermagem
Estresse psicológico
Saúde do trabalhador
Pessoal de saúde
Nursing
Psychic suffering
Psychodynamics of work
Worker's health
Healthcare professional
Enfermería
Sufrimiento psíquico
Psicodinámica del trabajo
Salud del trabajador
Profesional sanitario
Oliveira, Alessandro Fábio de Carvalho | Posted on:
2020
Abstract
O trabalho com pacientes de câncer demanda um grande equilíbrio emocional por parte dos profissionais da saúde. Entretanto, a psicodinâmica do trabalho em enfermagem oncológica gera um desgaste físico e emocional que comumente desencadeiam transtornos psíquicos e emocionais. Portanto, é necessário avaliar a maneira como os profissionais de enfermagem oncológica lidam com o sofrimento adquirido no trabalho. Objetivo geral: Avaliar os indicadores de sofrimento psíquico, vivenciado por trabalhadores de enfermagem oncológica em um hospital público do Rio de Janeiro, através de Inventário sobre o trabalho e riscos de adoecimento. Objetivos específicos: 1)
Reconhecer os indicadores de risco humano do trabalhador de enfermagem oncológica; 2) Verificar as associações de indicadores de sofrimento no trabalho de enfermagem; 3) Avaliar o discurso referente ao sofrimento psíquico desses profissionais; 4) Discutir estratégias para minimizar o sofrimento psíquico dos enfermeiros, estabelecendo linhas diretivas para cuidar do cuidador. Método: Essa pesquisa prospectiva, com abordagem quanti-qualitativa foi realizada em três unidades hospitalares do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A coleta dos dados quantitativos ocorreu através da aplicação de quatro escalas de prazer e sofrimento, que compõe o Inventário sobre Trabalho e Risco de Adoecimento, em 125 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A etapa qualitativa ocorreu através da realização de uma entrevista semiestruturada com 15 participantes e auxílio do software DSCsoft para elaboração do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: A maioria dos participantes eram mulheres, com idade inferior a 40 anos, formação universitária e com mais de 15 anos de experiência profissional. Os diversos indicadores analisados e os discursos dos participantes revelaram a existência de sofrimento psíquico no ambiente de trabalho do INCA. A avaliação do contexto de trabalho demonstrou que 94,4% dos participantes possui uma visão moderada ou negativa das relações socioprofissionais e das condições de trabalho. Os fatores relacionados ao custo físico, cognitivo e afetivo no ambiente de trabalho foram avaliados como moderados ou graves por 95,2% dos participantes. Apesar de 96% dos participantes possuírem uma avaliação moderada ou positiva das vivências no ambiente de trabalho, a maioria deles reportaram sofrer de um desgaste físico, psicológico e social. A dificuldade de lidar com o sofrimento diário no ambiente de trabalho acaba afetando negativamente a produtividade e a vida pessoal dos profissionais da saúde. Entre as estratégias sugeridas para ajudar a lidar com o sofrimento gerado no ambiente de trabalho destacam-se: a formação de grupos de apoio psicológico; terapia com psicólogo; criação de grupos para atividades lúdicas; ampliação do diálogo com a chefia; e não levar para a casa assuntos pesados acerca do sofrimento vivenciado no trabalho. Considerações Finais: A gestão hospitalar deve considerar a eleição de ações para enfrentamento do sofrimento dos trabalhadores de enfermagem na prática hospitalar, promovendo sua saúde e a sua produtividade
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSource
OLIVEIRA, Alessandro Fábio de Carvalho. Indicadores de prazer e sofrimento em trabalhadores de enfermagem oncológica. 2020. 163 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020Subject(s)
EnfermagemSofrimento psíquico
Psicodinâmica do trabalho
Saúde do trabalhador
Profissional de saúde
Enfermagem
Estresse psicológico
Saúde do trabalhador
Pessoal de saúde
Nursing
Psychic suffering
Psychodynamics of work
Worker's health
Healthcare professional
Enfermería
Sufrimiento psíquico
Psicodinámica del trabajo
Salud del trabajador
Profesional sanitario
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: