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Title: Mídia e educação: os desafios cotidianos entre a prática de ensino e o discurso político de inclusão digital
Authors: Santos, Felipe Aloísio da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Bastos, Pablo Nabarrete
metadata.dc.contributor.members: Bastos, Pablo Nabarrete
Cabral Filho, Adilson Vaz Cabral
Schneider, Marco André Feldman
Miani, Rozinaldo Antonio
Issue Date: 2020
Citation: SANTOS, Felipe Aluísio da Silva. Mídia e educação: os desafios cotidianos entre a prática de ensino e o discurso político de inclusão digital. 2020. 156f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2020.
Abstract: Este trabalho discute o tema mídia, educação e inclusão digital ampliado numa perspectiva dentro do ambiente escolar onde o professor é protagonista na arte de ensinar e que, atualmente, tem em seu ofício a internet como espaço e meio de uso cotidiano em suas atividades de ensino e pesquisa. O recorte metodológico se dá entre os professores do Ensino Fundamental do CIEP Margarida Thompson, localizado na cidade de Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro, mesclando diferentes áreas. Não queremos limitar o assunto, mas, ampliar nossa visão sobre o fio condutor que nos leva a entender a internet como meio social de inclusão, tendo em vista que muitos alunos não têm acesso à internet ou não sabem fazer uso da ferramenta para ampliar seus conhecimentos. Embora tenhamos ciência das limitações de todo o potencial interativo e participativo da rede, entendemos a internet na educação como uma espécie de cooperativa, na qual os sujeitos interlocutores podem cooperar tecnicamente em processos dialógicos de ensino-aprendizagem que, a partir de fundamentos da alfabetização midiática e informacional, podem contribuir para o desenvolvimento da educação crítica e reflexiva. Nosso estudo está fundamentado teoricamente nas noções sobre Alfabetização Midiática, EduComunicação, Competência Crítica em Informação (CCI) e Política Pública de Inclusão Digital.
metadata.dc.description.abstractother: This paper discusses the theme media, education and digital inclusion expanded in a perspective within the school environment where the teacher is protagonist in the art of teaching and that currently has in his craft, the internet as a space and means of daily use in his teaching and research activities. The methodological section takes place among the teachers of the ELEMENTARY SCHOOL of CIEP Margarida Thompson, located in the city of Piraí, in the state of Rio de Janeiro, mixing different areas. We do not want to limit the subject, but to broaden our view of the guiding thread that leads us to understand the internet as a social means of inclusion, considering that many students do not have access to the Internet or do not know how to make use of the tool to expand their knowledge. Although we are aware of the limitations of the entire interactive and participatory potential of the Internet, we understand the Internet in education as a kind of cooperative, in which the interlocutors can technically cooperate in dialogical teaching-learning processes that, based on the foundations of media and information literacy, can contribute to the development of critical and reflective education. Our study is based theoretically on the notions about Media Literacy, EduComunicação, Critical Competence in Information (ICC) and Public Policy of Digital Inclusion.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16740
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