Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Pablo Nabarrete-
dc.contributor.authorSantos, Felipe Aloísio da Silva-
dc.date.accessioned2021-01-22T18:42:10Z-
dc.date.available2021-01-22T18:42:10Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Felipe Aluísio da Silva. Mídia e educação: os desafios cotidianos entre a prática de ensino e o discurso político de inclusão digital. 2020. 156f. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16740-
dc.description.abstractEste trabalho discute o tema mídia, educação e inclusão digital ampliado numa perspectiva dentro do ambiente escolar onde o professor é protagonista na arte de ensinar e que, atualmente, tem em seu ofício a internet como espaço e meio de uso cotidiano em suas atividades de ensino e pesquisa. O recorte metodológico se dá entre os professores do Ensino Fundamental do CIEP Margarida Thompson, localizado na cidade de Piraí, interior do Estado do Rio de Janeiro, mesclando diferentes áreas. Não queremos limitar o assunto, mas, ampliar nossa visão sobre o fio condutor que nos leva a entender a internet como meio social de inclusão, tendo em vista que muitos alunos não têm acesso à internet ou não sabem fazer uso da ferramenta para ampliar seus conhecimentos. Embora tenhamos ciência das limitações de todo o potencial interativo e participativo da rede, entendemos a internet na educação como uma espécie de cooperativa, na qual os sujeitos interlocutores podem cooperar tecnicamente em processos dialógicos de ensino-aprendizagem que, a partir de fundamentos da alfabetização midiática e informacional, podem contribuir para o desenvolvimento da educação crítica e reflexiva. Nosso estudo está fundamentado teoricamente nas noções sobre Alfabetização Midiática, EduComunicação, Competência Crítica em Informação (CCI) e Política Pública de Inclusão Digital.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (pmc.ega@id.uff.br) on 2021-01-22T14:07:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Final de Mestrado Felipe Santos.pdf: 1812082 bytes, checksum: 6a2093f7b7577270de545fb0ad3dc6c7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Central do Gragoatá Digital (digital.bcg.sdc@id.uff.br) on 2021-01-22T18:42:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Final de Mestrado Felipe Santos.pdf: 1812082 bytes, checksum: 6a2093f7b7577270de545fb0ad3dc6c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-22T18:42:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Final de Mestrado Felipe Santos.pdf: 1812082 bytes, checksum: 6a2093f7b7577270de545fb0ad3dc6c7 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleMídia e educação: os desafios cotidianos entre a prática de ensino e o discurso político de inclusão digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordInclusão digitalpt_BR
dc.contributor.membersBastos, Pablo Nabarrete-
dc.contributor.membersCabral Filho, Adilson Vaz Cabral-
dc.contributor.membersSchneider, Marco André Feldman-
dc.contributor.membersMiani, Rozinaldo Antonio-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorEducaçãopt_BR
dc.subject.descriptorInclusão Digitalpt_BR
dc.subject.descriptorMídia digitalpt_BR
dc.subject.descriptorProfessor; aspecto socialpt_BR
dc.subject.descriptorInternet na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordotherMediapt_BR
dc.subject.keywordotherEducationpt_BR
dc.subject.keywordotherDigital inclusionpt_BR
dc.description.abstractotherThis paper discusses the theme media, education and digital inclusion expanded in a perspective within the school environment where the teacher is protagonist in the art of teaching and that currently has in his craft, the internet as a space and means of daily use in his teaching and research activities. The methodological section takes place among the teachers of the ELEMENTARY SCHOOL of CIEP Margarida Thompson, located in the city of Piraí, in the state of Rio de Janeiro, mixing different areas. We do not want to limit the subject, but to broaden our view of the guiding thread that leads us to understand the internet as a social means of inclusion, considering that many students do not have access to the Internet or do not know how to make use of the tool to expand their knowledge. Although we are aware of the limitations of the entire interactive and participatory potential of the Internet, we understand the Internet in education as a kind of cooperative, in which the interlocutors can technically cooperate in dialogical teaching-learning processes that, based on the foundations of media and information literacy, can contribute to the development of critical and reflective education. Our study is based theoretically on the notions about Media Literacy, EduComunicação, Critical Competence in Information (ICC) and Public Policy of Digital Inclusion.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Arte e Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Mídia e Cotidianopt_BR
dc.degree.date2020-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.description.physical156f.pt_BR
Appears in Collections:PPGMC - Dissertações - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Final de Mestrado Felipe Santos.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons