CUIDADO TRIDIMENSIONAL (EU, TU, NOSSO AMBIENTE) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PARA UM REENCANTAMENTO DO MUNDO
Educação ambiental
Educação básica
Poluição ambiental
Enfermagem
Educação em saúde
Educação em saúde ambiental
Ensino fundamental e médio
Poluição ambiental
Enfermagem
Health education
Environmental education
Basic education
Environment pollution
Nursing
Ribeiro, Crystiane Ribas Batista | Posted on:
2019
Abstract
Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagem participativa, do tipo pesquisa-ação sobre a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do entorno de uma comunidade pesqueira, sob a ótica do cuidado tridimensional. Há uma comunidade pesqueira no município de São Gonçalo-RJ, que tem sido potencialmente afetada pelo incremento da degradação ambiental das últimas décadas. Os estudantes que nascem e crescem no local, desenvolvem-se em um contexto sócio-histórico-cultural peculiar atrelado ao declínio e desvalorização da pesca artesanal das últimas décadas e à degradação ambiental. O enfermeiro, ao inserir-se no contexto escolar como educador em saúde, deve estar apto a compreender a influência do ambiente sobre as condições de saúde. Pensando na educação ambiental crítica pautada em conceitos de Paulo Freire e na tríade cuidado de si, cuidado do outro e cuidado ambiental fundamentada em Leonardo Boff, entende-se a importância da articulação homem/ambiente/saúde para despertar nos envolvidos a noção de pertencimento e apreender que qualquer alteração no ambiente repercute na saúde da população. A pesquisa traz como objetivo geral desenvolver práticas educativas em saúde com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública localizada no entorno de uma comunidade pesqueira, a partir de suas concepções sobre ambiente e saúde, fundamentadas na teoria do cuidado tridimensional. Os objetivos específicos foram caracterizar o entorno do cenário pretendido quanto às condições socioambientais e de riscos à saúde; analisar a relação entre ambiente e saúde na visão de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do entorno de uma comunidade pesqueira; discutir o cuidado tridimensional como base fundamental para a educação ambiental crítica. Participaram do estudo 24 estudantes pertencentes inicialmente ao 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi delineada conforme as cinco etapas da abordagem temática freireana. Como técnica de produção de dados foram utilizados: entrevista semi-estruturada, desenho, observação e círculo de cultura por meio de oficinas. Para análise e interpretação dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo do tipo temática proposta por Bardin (2010), implementada com o auxílio do software Atlas ti. A partir da análise das entrevistas duas categorias foram formadas: Ambiente e ação humana: homem como agente transformador; Ambiente que gera vida e Ambiente que gera doença. A discussão do cuidado tridimensional permitiu a imersão no cuidado como essência humana, tendo em vista a educação ambiental crítica que direciona o indivíduo para não apenas “um fazer” ambiental, mas “um ser” socioambiental a partir da práxis do cuidado. As fases da Abordagem
Temática Freireana direcionaram a execução das práticas educativas em saúde de forma positiva, podendo ser reproduzida em outros cenários de inserção de enfermeiros no PSE. As questões ambientais não se esgotam na preservação e conservação da natureza, compreender as modificações na concepção de saúde e as questões socioambientais a ela relacionadas suscitam um outro perfil do profissional enfermeiro e do educador comprometido não apenas com o cuidado humano, mas com a transformação da relação homem/ambiente, por meio de práticas educativas em saúde que alcancem o cuidado a nível planetário
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Document type
TeseSource
RIBEIRO, Crystiane Ribas Batista. Cuidado tridimensional (eu, tu, nosso ambiente) na educação básica: para um reencantamento do mundo. 2019. 197 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019Subject(s)
Educação em saúdeEducação ambiental
Educação básica
Poluição ambiental
Enfermagem
Educação em saúde
Educação em saúde ambiental
Ensino fundamental e médio
Poluição ambiental
Enfermagem
Health education
Environmental education
Basic education
Environment pollution
Nursing
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