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Title: Evasão escolar na educação técnica em regime de internato: um estudo de caso múltiplo
Authors: Souza, Saulo Nobre de
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, André
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Ualison Rébula de
Targioni, Paolo
Issue Date: 2020
Citation: SOUZA, Saulo Nobre de. Evasão escolar na educação técnica em regime de internato: um estudo de caso múltiplo. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2020.
Abstract: A presente pesquisa versa sobre a evasão escolar de alunos assistidos pelo regime de residência estudantil na educação técnica de nível médio no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e tem como objetivo, investigar e compreender quais as principais causas e com que intensidade ocorre no processo de evasão escolar no regime de internato, problema previamente identificado na instituição.Como procedimento, a pesquisa bibliográfica foi adotada como aporte teórico necessário ao conceito e compreensão da evasão no ensino médio técnico e assuntos complementares ao tema. A pesquisa documental compõe o suporte à análise dos documentos internos sobre evasão escolar no IFMT; dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e da Plataforma Nilo Peçanha (PNP). A abordagem qualitativa permeia as etapas da pesquisa na observação, levantamento de dados por meio de entrevistas com gestores, questionários com alunos, interpretação, análise e registro, entre outras ações fundamentais nesse processo, utilizando o método de análise de conteúdo.
metadata.dc.description.abstractother: This research deals with the school dropout of students living in student residency in technical education at the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT), and aims to investigate and understand the main causes and with what intensity occurs in the process of school dropout in the boarding school regime, a problem previously identified in the institution.As a procedure, bibliographic research was adopted as a theoretical contribution necessary to the concept and understanding of dropout in technical high school and complementary subjects to the theme. Documentary research supports the analysis of internal documents on school dropout in IFMT; data from the National Information System of Professional and Technological Education (SISTEC) and the Nilo Peçanha Platform (PNP). The qualitative approach permeates the stages of observation research, data collection through interviews with managers and questionnaires with students, interpretation, analysis and registration, among other fundamental actions in this process, utilized the content analysis method.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16774
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