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Title: A hexis educativa da animação na construção do cotidiano infantil
Authors: Pimenta, Fábio Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Farbiarz, Alexandre
metadata.dc.contributor.members: Ribeiro, Renata de Rezende
Nojima, Vera Lúcia Moreira dos Santos
Issue Date: 2020
Abstract: Com foco na hexis educativa, a presente pesquisa busca observar a influência da animação na construção do cotidiano infantil, considerando a aprendizagem da criança em idade de pré-alfabetização. Partindo do pressuposto de que a animação é o gênero audiovisual na atualidade que melhor representa os contos maravilhosos, o estudo mostra-se relevante na medida em que traz à tona o potencial axiológico deste milenar gênero dramatúrgico, unindo a narrativa audiovisual e a moral da história ao lúdico animado. O diálogo ora proposto busca relacionar a aquisição do conhecimento infantil à hexis educativa, atrelada à capacidade cognitiva da criança, na absorção do universo apresentado pela animação. Nesse sentido, o estudo busca um olhar sobre os conceitos de animação como mídia audiovisual, contos e sua moral, educação pela hexis educativa, e o cotidiano infantil. A partir de uma representação social, a animação potencializa a possibilidade de a criança criar o seu próprio cotidiano, produzindo e reproduzindo a cultura, os hábitos e os costumes de seu meio social. Da mesma forma, o conto, através da animação, se coloca como um poderoso instrumento de educação, trazendo não só conteúdo educativo, mas um conteúdo que se relaciona axiologicamente com o cotidiano, o que pode ser considerado o que Muniz Sodré chama de hexis educativa.
metadata.dc.description.abstractother: Focusing on educational hexis, the present research seeks to observe the influence of animation in the construction of children's daily life, considering the learning of preschool children. Based on the assumption that animation is the audiovisual genre that best represents the wonderful tales today, the on-screen study is relevant as it brings to light the axiological potential of the millenarian dramaturgical genre, combining audiovisual narrative and moral from history to lively play. The dialogue proposed here seeks to relate the acquisition of infantile knowledge to the educational hexis linked to the cognitive capacity of the child, in the absorption of the universe presented by the animation. In this sense, the study seeks an innovative look at the traditional concepts of animation how audiovisual media. From a social representation, animation causes the child to create his own daily life, producing and reproducing the culture the habits and customs of his peers. Similarly, the tale, through animation, is a powerful instrument of education bringing not only educational content, but content that is related axiologically to the daily, which Muniz Sodré would call educational hexis.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16782
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