OS EMPRESÁRIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: A ATUAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA IINDÚSTRIA (CNI) NA CONSTRUÇÃO DO “NOVO ENSINO MÉDIO” (2013-2018)
Novo Ensino Médio
Estado Integral
Empresariamento
Política pública
Educação
Brasil
Setor privado
Confederação Nacional da Indústria (Brasil)
National Confederation of Industry
New High School
Integral State
Entrepreneurship
Mello, Livia Mouriño de | Posted on:
2020
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo investigar os interesses e atuação do empresariado nas
políticas públicas educacionais de nível médio no Brasil contemporâneo, sendo objeto desta
pesquisa as políticas federais recentemente aprovadas, quais sejam: a Lei n°13.415/2017, a
(contra)Reforma do Ensino Médio; a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio
(BNCCEM), Portaria MEC n°1.348, de 14 de dezembro de 2018; assim como a atualização
das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Portaria MEC n°
1.210, de 21 de novembro de 2018, que juntas conformam o que o Ministério da Educação
tem denominado de “Novo Ensino Médio”. Intencionando analisar a atuação da fração
burguesa industrial na elaboração das referidas políticas, tivemos como hipótese central que esta
atuou ativa e diretamente na construção do Novo Ensino Médio organizada através de seu
principal aparelho privado de hegemonia, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), tendo
como objetivo alcançar a universalização de seu projeto formativo de educação básica de
nível médio para o conjunto da sociedade. Constatamos, portanto, que esse consenso foi
alcançado através de mecanismos de hegemonização de seus interesses nas esferas do Estado
Integral, sociedade civil e política, principalmente, através da estreita relação dos intelectuais
que integram a CNI com as instâncias do aparelho estatal brasileiro. Tendo em vista que nossa
investigação tratou do processo de formulação do projeto, nosso recorte temporal terá como
base o intervalo entre os anos de 2013 e 2018, pois em 2013 teve início a tramitação do
primeiro projeto de lei que serviu de base para a atual (contra)Reforma do Ensino Médio, PL
n° 6.840/13, e em 2018 foram aprovadas as últimas políticas que compõe o projeto,
finalizando o processo de elaboração do mesmo
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Document type
DissertaçãoSource
MELLO, Lívia Mouriño de. Os empresários e as políticas públicas em educação básica no Brasil contemporâneo: a atuação da Confederação Nacional da Iindústria (CNI) na construção do “novo ensino médio” (2013-2018). 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Confederação Nacional na Indústria (CNI)Novo Ensino Médio
Estado Integral
Empresariamento
Política pública
Educação
Brasil
Setor privado
Confederação Nacional da Indústria (Brasil)
National Confederation of Industry
New High School
Integral State
Entrepreneurship
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