Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16811
Title: "Para aumento da conquista e bom governo dos moradores" : o papel da câmara de São Luís na conquista, defesa e organização do território do Maranhão (1615-1668)
Authors: Corrêa, Helidacy Maria Muniz
metadata.dc.contributor.advisor: Bicalho, Maria Fernanda Baptista
metadata.dc.contributor.members: Daher, Andréa Viana
Chambouleyron, Rafael Ivan
Sampaio, Antônio Carlos Jucá de
Issue Date: 2011
Citation: CORRÊA, Helidacy Maria Muniz. "Para aumento da conquista e bom governo dos moradores": o papel da câmara de São Luís na conquista, defesa e organização do território do Maranhão (1615-1668). 2011. 297 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, 2011.
Abstract: O foco da conquista do Maranhão, durante o século XVII, tradicionalmente abordado pela historiografia, incide sobre a presença francesa na disputa pelo território e sobre a ação missionária no processo colonizador. Recentes estudos avançaram ao mostrar o papel político-administrativo e jurisdicional dos poderes locais na dinâmica colonizadora do Maranhão. Contudo, o processo de conquista do Maranhão, relacionado às instituições políticas, uma de natureza externa – a União Ibérica – e outra de natureza interna – a Câmara Municipal –, merece mais estudo por parte dos especialistas no assunto. Por essa razão, esta tese dedica uma atenção especial à estreita relação entre a conquista, defesa e organização do território do Maranhão e a Câmara de São Luís, levando em consideração a importância das medidas externas e internas na consolidação da dominação portuguesa. Para tanto, inicialmente, situa-se o leitor a respeito do processo de conquista portuguesa do Maranhão, enfatizando sua ligação com a política da Coroa ibérica. Em seguida, este estudo explora o papel da Câmara de São Luís no processo de conquista, defesa e organização do Maranhão, considerando a ação da governança local como um dos serviços prestados à Coroa portuguesa de maior importância "para o aumento e conservação da Conquista".
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16811
Appears in Collections:PPGH - Teses - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese-helidacy-maria-muniz-correa.pdf8.79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons