Metadata
Show full item record
INCLUSÃO ESCOLAR E AS BARREIRAS DA ACESSIBILIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UMA UNIDADE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA
Acessibilidade
Qualidade da educação
Pessoas com deficiência
Política pública
Ensino público
Volta Redonda (RJ)
Cesario, Sheila Maria da Silva | Posted on:
2018
Abstract
O ponto de partida deste trabalho é a realidade escolar e sua forma de inserção nas condições
impostas pelo governo quanto ao avanço de políticas públicas voltadas para o atendimento à
pessoa com deficiência: inclusão e acessibilidade. O objetivo do trabalho é analisar as condições
de acessibilidade em uma escola pública do município de Volta Redonda/RJ, traçando um
paralelo entre a realidade da escola e os fundamentos legais da inclusão. O estudo de caso,
fundamentado por uma metodologia qualitativa, busca compreender as tensões e desafios do
trabalho dos profissionais da educação em escolas públicas e os paradigmas da inclusão de um
aluno com deficiência, valendo-se de três instrumentos básicos para o levantamento das
informações: a análise documental, entrevistas e observações. Os resultados do estudo
demonstraram que a prática eficaz da inclusão escolar e acessibilidade depende da resolução de
questões por parte do poder público, bem como da observância das normas estabelecidas em
Lei, possibilitando à escola ser vista não só como um ambiente de construção de conhecimento,
mas capaz de acolher as diferenças.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
CESARIO, Sheila Maria da Silva. Inclusão escolar e as barreiras da acessibilidade: um estudo de caso sobre uma unidade de ensino do município de Volta Redonda. 2018. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)-Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, 2018.Subject(s)
InclusãoAcessibilidade
Qualidade da educação
Pessoas com deficiência
Política pública
Ensino público
Volta Redonda (RJ)
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: