EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Educação
Adolescentes
Doenças sexualmente transmissíveis
Educação em saúde
Adolescente
Doenças sexualmente transmissíveis
Educação permanente
Health education
Education
Adolescents
Sexually transmitted diseases
Alves, Lauanna Malafaia da Silva | Publicado en:
2015
Resumen
O presente estudo tem por objetivos identificar as dúvidas dos alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Guarus sobre Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e propor uma abordagem ou metodologia educacional mais apropriada para os mesmos; programar e realizar a Educação Permanente, no Instituto Federal Fluminense, tendo como ponto de partida a temática IST; elaborar uma Fan Page para disponibilizar oficinas de educação permanente para profissionais de saúde e educação sobre IST. A problemática que levou ao desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da percepção pelos autores que, em sala de aula, sabem que a quantidade de assuntos para serem retratados é grandiosa, pois, tendo que desenvolver o conteúdo pedagógico, os professores acabam não dialogando sobre assuntos pessoais e íntimos com os alunos, e os servidores, muitas das vezes não sabem como lidar com a sexualidade dos adolescentes. Do outro lado, a família e os pais modernos têm cada vez menos tempo para dialogar com os seus filhos. Deste modo, cabe perguntar: quem poderá contribuir para a prevenção de IST dos adolescentes e outros problemas relativos ao autocuidado? Seria importante que os servidores da escola participassem de um projeto de educação permanente? Desta forma, esta pesquisa é um estudo descritivo e exploratório, com abordagem metodológica qualitativa, pesquisa de campo, participativa, do tipo pesquisa-ação, realizada no IFF Guarus. Por ser uma pesquisa que envolve seres humanos, a mesma foi submetida ao comitê de ética e aprovada em 08/08/2014 com o parecer número 741.076. Como sujeitos desta pesquisa têm-se os alunos do primeiro ano do Ensino Médio dos cursos de Meio Ambiente e Eletrônica e os servidores do IFF Guarus. Para a coleta de dados trabalhou-se em momentos distintos, primeiramente com os discentes, com a realização de entrevista semiestruturada e caracterização, depois com os servidores, através de oficinas de Educação Permanente sobre IST. Dos 127 alunos convidados, 64% participaram e dos 161 servidores convidados, 11% compareceram às oficinas. Para análise de dados, foram utilizados os preceitos de Bardin e como referencial teórico, Paulo Freire e Dorothéa Orem. E assim, emergiram quatro categorias: Desconhecimento + Infecção Sexualmente Transmissível = Perigo; Educação e Saúde em Ambiente Escolar; Educação Permanente na Escola; A importância da sensibilização para reconstrução de atitudes e valores profissionais. Como produto de pesquisa, elaborou-se uma Fan Page e como subproduto, um Guia para realização de Educação Permanente na Escola sobre IST, situações problemas baseadas na coleta de dados para serem utilizadas em metodologia ativa de ensino e um roteiro de Sistematização da assistência de enfermagem para adolescentes com foco na prevenção de IST. Conclui-se que a Educação Permanente é um recurso pedagógico que poderá auxiliar nos problemas relacionados à vida dos atores envolvidos no ambiente de trabalho e que saúde também pode e deve se aprender na escola, priorizando a criança e o adolescente, pois é uma fase propícia para mudança e aquisição de novos comportamentos. A proposta é que educadores e educandos possam juntos intervir no mundo, através de pedagogia educativa que tem com o foco principal o ser humano, compartilhando experiências e vivenciando cada conquista por dias melhores na saúde e educação
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Tipo de documento
DissertaçãoFuente
ALVES, Lauanna Malafaia da Silva. Educação permanente sobre infecção sexualmente transmissível no Instituto Federal Fluminense. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.Sujeta/Sujeto(s)
Educação em saúdeEducação
Adolescentes
Doenças sexualmente transmissíveis
Educação em saúde
Adolescente
Doenças sexualmente transmissíveis
Educação permanente
Health education
Education
Adolescents
Sexually transmitted diseases