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Title: Tecnologias vestíveis no turismo: aceitação de pulseiras cashless por turistas brasileiros
Authors: Guebel, Bruna Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, Verônica Feder
metadata.dc.contributor.advisorco: Cavalheiro, Mariana Brandão
metadata.dc.contributor.members: Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
Siqueira e Sousa, Adonai Teles de
Issue Date: 2020
Citation: GUEBEL, Bruna Fernandes. Tecnologias vestíveis no turismo: aceitação de pulseiras cashless por turistas brasileiros. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Abstract: As tecnologias wearables são dispositivos que os consumidores podem vestir em seu corpo e que possuem a capacidade de mudar a interação com serviços, promovendo novas experiências. A crescente adoção dos vestíveis por diferentes setores da economia sugere a necessidade de se estudar sobre o processo de aceitação deste tipo de tecnologia no Brasil. No turismo, os dispositivos wearables podem ajudar a decisão de escolha dos turistas e alterar o comportamento durante a experiência. Alguns empreendimentos turísticos estão acompanhando esse desenvolvimento tecnológico e adotando a tecnologia em suas atividades, exemplo da Disney, com a smartband, museus com interação utilizando óculos virtuais, hotéis, eventos musicais, parques de diversão, dentre outros. Por ser a adoção de wearables no turismo um tema escasso na literatura, esta dissertação tem o objetivo de examinar a aceitação da tecnologia dos vestíveis por turistas brasileiros, elegendo como objeto de estudo a pulseira de pagamento cashless. Para isso, foi realizada uma pesquisa survey com uma amostra de 428 viajantes brasileiros, incluindo pessoas que tiveram e não tiveram a experiência de utilizar a tecnologia wearable. O questionário foi estruturado a partir do Technology Acceptance Model (Modelo de Aceitação de Tecnologia - TAM), incorporando dimensões oriundas da literatura sobre vestíveis no turismo, contemplando as variáveis: utilidade, facilidade, apelo estético, influência social, privacidade, segurança, diversão, autoimagem, confiança e rejeição. As análises dos resultados foram feitas com uso de técnicas de estatística descritiva, Análise Fatorial Exploratória (na sigla em inglês, EFA) e análise de correlações. O exame das relações entre as variáveis e a intenção de uso da pulseira cashless revelou que a aceitação das tecnologias vestíveis no turismo é influenciada por fatores utilitários (utilidade, facilidade, segurança e privacidade), fatores hedônicos (diversão e estética), fatores sociais (autoimagem e influência social), e fatores de rejeição. Como resultado, foi sugerido um conjunto de variáveis importantes para a compreensão de aceitação de vestíveis no turismo, bem como suas implicações teóricas e gerenciais.
metadata.dc.description.abstractother: Wearable technologies are devices that consumers can wear on their bodies and that have the ability to change the interaction with services, promoting new experiences. The growing adoption of wearables by different sectors of the economy suggests the need to study the acceptance process of this type of technology in Brazil. In tourism, wearable devices can help tourists' decision making and change behavior during the experience. Some tourism companies are adopting this technology in their activities, such as Disney, with the smartband, museums with interaction using virtual glasses, hotels, musical events, amusement parks, among others. As the adoption of wearables in tourism is a scarce topic in the literature, this dissertation aims to examine the acceptance of wearable technology by Brazilian tourists, choosing the cashless payment bracelet as the object of study. For this, a survey was conducted with a sample of 428 Brazilian travelers. The questionnaire was structured based on the Technology Acceptance Model (TAM), incorporating dimensions from the literature on wearables in tourism, including the variables: utility, ease, aesthetic appeal, social influence, privacy, security, fun, self-image, confidence and rejection. The results were analyzed using descriptive statistics, Exploratory Factor Analysis (EFA) and correlation analysis. The examination of the relationships between the variables and the intention to use the cashless bracelet revealed the relevance of the perceived usefulness and ease of use, with emphasis on the perception of fun and self-image. The examination of the relationships between the variables and the intention to use the cashless bracelet revealed that the acceptance of wearable technologies in tourism is influenced by utilitarian factors (utility, ease, security and privacy), hedonic factors (fun and aesthetics), social factors (self-image and social influence), and rejection factors. As a result, a set of important variables was suggested for understanding the acceptance of wearables in tourism, as well as their theoretical and managerial implications.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16870
Appears in Collections:PPGTUR - Dissertações - Niterói

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