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TECNOLOGIAS VESTÍVEIS NO TURISMO: ACEITAÇÃO DE PULSEIRAS CASHLESS POR TURISTAS BRASILEIROS
Guebel, Bruna Fernandes | Posted on: 2020
Abstract
As tecnologias wearables são dispositivos que os consumidores podem vestir em seu corpo e que possuem a capacidade de mudar a interação com serviços, promovendo novas experiências. A crescente adoção dos vestíveis por diferentes setores da economia sugere a necessidade de se estudar sobre o processo de aceitação deste tipo de tecnologia no Brasil. No turismo, os dispositivos wearables podem ajudar a decisão de escolha dos turistas e alterar o comportamento durante a experiência. Alguns empreendimentos turísticos estão acompanhando esse desenvolvimento tecnológico e adotando a tecnologia em suas atividades, exemplo da Disney, com a smartband, museus com interação utilizando óculos virtuais, hotéis, eventos musicais, parques de diversão, dentre outros. Por ser a adoção de wearables no turismo um tema escasso na literatura, esta dissertação tem o objetivo de examinar a aceitação da tecnologia dos vestíveis por turistas brasileiros, elegendo como objeto de estudo a pulseira de pagamento cashless. Para isso, foi realizada uma pesquisa survey com uma amostra de 428 viajantes brasileiros, incluindo pessoas que tiveram e não tiveram a experiência de utilizar a tecnologia wearable. O questionário foi estruturado a partir do Technology Acceptance Model (Modelo de Aceitação de Tecnologia - TAM), incorporando dimensões oriundas da literatura sobre vestíveis no turismo, contemplando as variáveis: utilidade, facilidade, apelo estético, influência social, privacidade, segurança, diversão, autoimagem, confiança e rejeição. As análises dos resultados foram feitas com uso de técnicas de estatística descritiva, Análise Fatorial Exploratória (na sigla em inglês, EFA) e análise de correlações. O exame das relações entre as variáveis e a intenção de uso da pulseira cashless revelou que a aceitação das tecnologias vestíveis no turismo é influenciada por fatores utilitários (utilidade, facilidade, segurança e privacidade), fatores hedônicos (diversão e estética), fatores sociais (autoimagem e influência social), e fatores de rejeição. Como resultado, foi sugerido um conjunto de variáveis importantes para a compreensão de aceitação de vestíveis no turismo, bem como suas implicações teóricas e gerenciais
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
GUEBEL, Bruna Fernandes. Tecnologias vestíveis no turismo: aceitação de pulseiras cashless por turistas brasileiros. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Subject(s)
Wearables
Technology Acceptance Model
Tecnologias vestíveis
Turismo
Pulseira cashless
Turismo
Turista
Brasil
Tecnologia
Internet das coisas
Wearables
Technology Acceptance Model
Tourism
Cashless
Bracelet
Exploratory factor analysis
Correlations
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16870
License Term
CC-BY-SA
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