Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1690
Title: Hospitalidade virtual: um estudo sobre indicadores de hospitalidade nos sites de hotéis do Rio de Janeiro-RJ
Authors: Costa, Ani
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Lúcia
metadata.dc.contributor.members: Soares, Carlos Alberto Lidizia
Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Issue Date: 12-May-2016
Abstract: Com o crescimento acelerado da internet, as comunicações vêm se estreitando e mudando a relação entre cliente e consumidor. De modo geral, o comércio encontrou uma nova maneira de se promover através desse espaço virtual. Na hotelaria não é diferente, tendo em vista que o principio básico do setor turístico como um todo é a hospitalidade, o bem receber, a hotelaria deve pensar seu espaço virtual com os mesmos cuidados que delega ao seu espaço físico. Todavia, como isso pode ser transposto para o ambiente virtual? Diante deste problema, o presente trabalho tem como intuito entender o que é e como se dá à hospitalidade nesse ambiente virtual e gerar indicadores que possam norteá-la, aplicando-os nos sites de hotéis. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e, após levantamento dos indicadores, foram selecionados 24 hotéis da cidade do Rio de Janeiro para realização de observação sistemática em seus sites. Após a sondagem, foi possível propor uma avaliação desses sites, e inferir se estão ou não praticando a hospitalidade em ambiente virtual. A pesquisa concluiu que os hotéis pesquisados ainda não estão preparados para captar hóspedes por meio do ambiente virtual, apresentando falhas ou até mesmo negligenciando esse potencial cliente.
metadata.dc.description.abstractother: With the accelerated growth of the internet, communications has narrowed and changing the relationship between client and consumer. Altogether commerce found a new way to promote themselves through this virtual space. In the hotel industry is not different, given that the basic principle of the tourism sector as a whole is hospitality, welcoming, the hotel must think their virtual space with the same care that delegates to its physical space. However, how this can be implemented in the virtual environment? Given this problem, this paper has the intention to understand what it is and how to give the hospitality in this virtual environment and generate indicators that can guide them, applying them in the hotel websites. To this end, a review literature on the topic was held, and after surveying the indicators, were selected 24 hotels in the City of Rio de Janeiro for conducting systematic observation on their websites. After the survey, it was possible to propose a review of these sites and infer whether they are practicing hospitality in a virtual environment. The research concluded that the hotels surveyed are not yet equipped to receive guests through the virtual environment, lacking or even overlooked this potential customer.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1690
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Ani de Freitas.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.