WE DO ROCK TOO: OS PERCURSOS DO GÊNERO MUSICAL METAL NO MOVIMENTO DO ROCK ANGOLANO
Metal
Movimento do Rock Angolano
Desobediência Epistêmica
Desclassificação do Conhecimento
Rock
Música
Angola
Rock
Metal
Angolan Rock Association
Decolonial turn
Declassification in Organization of Knowledge
Santos, Melina | Posted on:
2018
Abstract
Este estudo tem a finalidade de investigar as práticas musicais do movimento do rock angolano no cenário socioeconômico instaurado com o fim dos conflitos armados entre os partidos MPLA e UNITA, em 04 de abril de 2002. Através dos trabalhos de campo realizados nas cidades de Luanda, da Catumbela e do Huambo nos anos 2014, 2016 e 2017, procura-se refletir sobre as variadas formas culturais em que o “rock” é constituído nesta história de reestruturação econômica e social, que dificulta o acesso aos meios financeiros e tecnológicos para a produção e a circulação do rock. Este contato com os rockers angolanos, categoria nativa de identificação, evidenciou uma forma local de organização do fazer musical e de escuta do rock e do metal: a) A música ao vivo consiste na principal forma de circulação e de contato das comunidades locais com o “rock” em detrimento da música gravada; b) O movimento do rock angolano cria a coexistência de instrumentistas, de vocalistas e de produtores musicais e de eventos segmentados ligados ao metal, ao rap, ao reggae, ao blues e à música angolana, sob o objetivo geral de consolidar o rock no território nacional. Compreender a rede musical e suas dinâmicas sociais a partir da “virada descolonial” do conhecimento eurocêntrico e moderno, fez-me concluir que os rockers estão empregando formas alternativas de percepção, de concepção e de organização do rock e do metal, além da interação globallocal e local-local com as sociedades e as culturas angolanas.
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Document type
TeseSubject(s)
RockMetal
Movimento do Rock Angolano
Desobediência Epistêmica
Desclassificação do Conhecimento
Rock
Música
Angola
Rock
Metal
Angolan Rock Association
Decolonial turn
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