Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16931
Title: Algumas considerações sobre a importância do estudo de noções básicas de Astronomia para o aprendizado de Física no Ensino Médio
Authors: Pereira, Rodrigo Dutra
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, José Antonio e
metadata.dc.contributor.members: Souza, José Antonio e
Bruno, Ruth
Frota, Marco
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Pereira, Rodrigo Dutra. Algumas considerações sobre a importância do estudo de Noções básicas de Astronomia para o aprendizado de Física no Ensino Médio. 2021. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2021.
Abstract: Considerada uma das primeiras ciências dominada pelo ser humano, a Astronomia sempre desperta interesse em sala de aula, tendo em vista que alunos, em seu cotidiano, têm acesso às informações astronômicas através de diversas mídias. Porém as competências básicas para a construção do conhecimento não vêm sendo trabalhadas em sala de aula e, como consequência, os alunos concluem o Ensino Médio sem conhecimento de vários temas relacionados à Astronomia, que são obrigatórios de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Diante dessa discrepância, o presente trabalho visa divulgar os assuntos relevantes básicos de Astronomia para o Ensino de Física no Ensino Médio, uma vez que há uma forte relação entre Física e Astronomia. Visando contribuir para um suporte ao ensino formal da Física no Ensino Médio, o trabalho consiste na elaboração de um material de apoio didático-pedagógico para explorar a aplicação de conteúdos físicos específicos e presentes na Astronomia. Também serão abordados temas relacionados à Astronáutica e Cosmologia. Inicialmente é apresentado um panorama do Ensino de Astronomia no Brasil, desde a chegada dos jesuítas ao Brasil Colonial até à formação de professores para o ensino de Astronomia. Em seguida são apresentados conteúdos específicos de Física presentes na Astronomia, seguidos de algumas aplicações em Astronáutica e, por fim, em Cosmologia.
metadata.dc.description.abstractother: Considered one of the first sciences dominated by humans, Astronomy always arouses interest in the classroom, given that students, in their daily lives, have access to astronomical information through various media. However, as basic skills for the construction of unfilled knowledge being worked on in the classroom and, as a consequence, students complete high school without knowledge of various topics related to Astronomy, which are mandatory according to the National Curriculum Parameters (PCN) . In view of this discrepancy, the present work aims to divulge the relevant subjects of Astronomy for the Teaching of Physics in High School, since there is a strong relationship between Physics and Astronomy. Aiming to contribute to support the formal teaching of Physics in High School, the work consists of the preparation of didactic-pedagogical support material to explore the application of specific contents present in Astronomy. Also include topics related to Astronautics and Cosmology. Initially, an overview of Astronomy Teaching in Brazil is presented, from the arrival of the Jesuits to Colonial Brazil to the formation of teachers for the teaching of Astronomy. Next, certain Physics content present in Astronomy is necessary, followed by some applications in Astronautics and, finally, in Cosmology.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16931
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Dutra Pereira.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons