Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1694
Title: Carnaval de rua: um olhar investigativo sobre os meios de hospedagem utilizados pelos turistas na cidade do Rio de Janeiro
Authors: Grafanassi, Barbara
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Lúcia
metadata.dc.contributor.members: Sento-Sé, Jurema
Valduga, Manoela Carrillo
Issue Date: 12-May-2016
Abstract: O carnaval é considerado, além do maior festejo popular do país, uma grande vitrine e um grande momento para o turismo brasileiro. Com números bastante expressivos, o carnaval vem se consolidando cada vez mais como um importante setor para a economia brasileira e, um de seus principais destinos, o Rio de Janeiro, não foge a esta realidade. O presente trabalho visou verificar a motivação dos turistas, que frequentam blocos de rua da cidade, em escolher o seu meio de hospedagem e quais são as tipologias mais utilizadas por eles. Para tanto, foi necessário analisar se a hospitalidade, tanto pública como comercial, é um diferencial do Rio de Janeiro para com os turistas. Para isso, foram aplicados 101 formulários, durante três dias do carnaval de rua da cidade, no ano de 2014. Os resultados obtidos deixam de forma explícita que o turista que frequenta o carnaval de rua do Rio de Janeiro é um híbrido do turista de experiência e do pós-turista, é exigente e possui uma clara preferência em se hospedar em hotéis - a tipologia mais tradicional da hotelaria, mesmo com outros meios de hospedagem até mais baratos, os quais a cidade oferta.
metadata.dc.description.abstractother: The carnival is considered, besides the most celebration in the whole country, a great showcase and a great moment to the Brazilian's tourism. With very expressive numbers, carnival has been increasing as great factor to Brazilian's economy and one of its main destinations, Rio de Janeiro, is no exception to this reality. This present work attempted to check the motivation of these tourists, who attend the block of the city's street, in choosing the hosting and which are the most used typologies by them. For such, it was necessary to analyze if the hospitality, both public and commercial, is a differencial in Rio de Janeiro to other tourists. Thereunto, 101 forms were applied for three days of the city's carnival's street in the year of 2014. The results collected show it explicitly that the tourist that attends the carnival's street in Rio de Janeiro is a hybrid of the tourist of experience and the demanding tourist, has an evident preference in staying in hotels-the most traditional typology of hospitality, even with other cheapest means, which are offered by the city.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1694
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Barbara Grafanassi.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.