Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16981
Title: Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos
Authors: Venâncio, Patrícia Fernanda Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Murilo Alvarenga
metadata.dc.contributor.members: Abdalla, Márcio Moutinho
Silva, Sheila Serafim da
Issue Date: 7-Dec-2020
Citation: VENÂNCIO, Patrícia Fernanda Guimarães. Procedimento de avaliação de um programa vivencial em gestão de projetos. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Abstract: O objetivo do estudo é propor um procedimento sistematizado de avaliação de um programa vivencial de gestão de projetos, elaborado por um modelo teórico constituinte das premissas em habilidades e atitudes de gerenciamento de projetos, um modelo para o estudo funcional para aplicação em um curso de graduação em administração de uma IFES. Procedimentos para a solução do problema: Por meio de revisão bibliográfica e estudos teóricos, sugerir por meio de análise de caminhos, desenvolver o modelo teórico de avaliação do programa vivencial para aplicação nas disciplinas de gestão de projetos. Resultados: Com o procedimento de avaliação do programa vivencial, observou-se que o simulador do programa vivencial contribui para o interesse e um método complementar de ensino ao auxiliar a prática de um ambiente real. Alinhar a teoria aos componentes de entrada, processo e saída para descrever o modelo de avaliação ao ser incorporado pelo auxílio da modelagem de equações estruturais e suas interpretações para conhecer as variantes que interferem no objetivo de aprendizado do aluno, contribuindo com a educação em gestão de projetos e a utilidade para o mediador. Além de a pesquisa colaborar para a melhoria dos jogos simulados ao contribuírem com a aprendizagem educacional
metadata.dc.description.abstractother: The study proposes a systematic procedure of evaluation for a experiential program of project management elaborated by a theoretical model that constitutes the premises in project management skills and attitudes, to propose a model for functional study to application in an administration study course of an IFES. Method: Bibliographic review and original institutional theoretical studies. Showing through path analysis and using the structural equation modeling of Smart PLS simulator, to develop the theoretical model for evaluating the experiential program for application in project management discipline. Results: By contribution to a procedure for evaluating the experiential program, it was observed that the simulator contributes to the interest and a complementary teaching method by providing the practice of a real environment. Align the theory with the input, process and output components to describe the evaluation model when incorporated by the MEE and its interpretations to understand the variants that interfere with the student's objective, contributing to project management education. The research collaborates to improve simulated games by learning.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16981
Appears in Collections:MPA - Dissertações - Volta Redonda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Patrícia Fernanda Guimarães Venãncio.pdfDissertação7.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons