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Title: Beyond western pop lenses: ocircuito das japonesidades e coreanidades pop e seus eventos culturais/musicais no Brasil
Authors: Urbano, Krystal
metadata.dc.contributor.advisor: Albuquerque, Afonso de
metadata.dc.contributor.members: Holzbach, Ariane
Oliveira, Thaiane
Monteiro, Tiago José
Vieira, Michele
Issue Date: 2018
Abstract: As influências pop midiáticas do Japão e da Coreia do Sul há muito estão presentes na sociedade brasileira. Se num primeiro momento, os mangás, animês e seriados japoneses povoaram as bancas de jornais e programas televisivos brasileiros, num segundo momento é a vez dos elementos culturais da Coreia do Sul aportarem em terras brasileiras, com a música k-pop e os k-dramas, modificando os hábitos de consumo de um nicho dos jovens brasileiros e o imaginário previamente estabelecido em torno da cultura asiática em nosso país. Como parte de estratégias das relações exteriores destes países, a cultura pop “oriental” veio se fazendo cada vez mais presente no cotidiano brasileiro, dado seu trânsito exponencial nas antigas e novas mídias, e se fazendo devidamente sentida nos espaços urbanos das grandes metrópoles do nosso país. Esta tese tem por objetivo geral efetuar uma análise sobre o papel central dos eventos culturais/musicais relacionados ao pop japonês e sul-coreano na constituição de um sólido circuito de interesse em torno das expressões midiáticas do pop “asiático” no Brasil. A partir de um olhar radiográfico que gira em torno da tríade composta pelas convenções e eventos de fãs; os shows e espetáculos “ao vivo” de música pop “oriental”; e as festas noturnas e matinês realizadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, me interessa perceber como se dá o “consumo da experiência” contemporânea com o pop japonês e sul-coreano nas ocasiões presenciais desses eventos culturais/musicais. A cartografia com inspiração etnográfica realizada entre 2014 e 2017 evidenciou como as relações interculturais acontecem nos espaços urbanos e virtuais, entre os fluxos globais e locais, e pelas quais podemos visualizar as diferentes forças e atores que impulsionam e regem atualmente a difusão do fenômeno da Japão Mania e da Onda Coreana em nosso país.
metadata.dc.description.abstractother: The Japanese and South Korean’s pop media influences have been present in Brazilian society for a long time. If, at the first moment Japanese manga, anime, and TV series appeared massively in Brazilian TV programmes and newsstands, at the second, it is the time of the cultural elements of South Korea to contribute in Brazil with k-pop music and k-dramas, modifying the habits of consumption of a group of young people and the imaginary previously established around the "Asian" culture in our country. As part of these countries' foreign relations strategies, "oriental" pop culture has become increasingly present in Brazilian daily life, given its exponential transit in old and new media, which expands in urban spaces of the biggest metropolis of our country. This thesis aims to analyze the central role of cultural/musical events related to Japanese and South Korean pop in the constitution of a solid circuit of interest around media expressions of "Asian" pop in Brazil. From a radiographic look that revolves around the triad composed by the conventions and events of fans, shows and live performances of oriental pop music and the night and matinee parties held in the cities of São Paulo and Rio de Janeiro, I am interested in understanding how the contemporary "consumption of experience" with Japanese and South Korean pop takes place in the face-to-face occasions of these cultural/musical events. The ethnographic-inspired cartography conducted between 2014 and 2017 shows and parties showed how intercultural relations take place in urban and virtual spaces, between global and local flows, and through which we can visualize the different forces and actors that currently drive and govern the diffusion of the phenomenon of Japan Mania and the Korean Wave in our country.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16990
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