A AUTOAVALIAÇÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA: O DESAFIO DE CONHECER-SE PARA TRANSFORMAR-SE
Autoavaliação
Emancipação
Universidade Pública Federal
Avaliação educacional
Fluminense Federal University
Self-evaluation
Emancipation
Sinder, Marilene | Posted on:
2020
Abstract
Esta tese faz uma reflexão acerca da contribuição que a autoavaliação pode prestar à
emancipação das universidades públicas federais. Adotamos uma abordagem qualitativa,
utilizando a metodologia de estudo de caso único sugerida por Yin (2001), tomando a
autoavaliação realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), com sede em
Niterói/RJ, como objeto de estudo. Para embasar a pesquisa, fizemos a leitura do material
bibliográfico referente ao tema e de produções no campo da avaliação institucional da
universidade brasileira. A pesquisa documental consistiu na leitura e análise de relatórios,
planos e projetos, além de dispositivos legais, como leis, decretos, portarias e resoluções.
Na coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada e o questionário com
questões fechadas e abertas. Também analisamos os dados disponíveis no Sistema de
Avaliação Institucional da UFF (SAI), referentes ao 2o semestre letivo de 2019. A análise
dos dados e informações mostrou que no processo de autoavaliação conduzido pela UFF
existem fragilidades a serem superadas, com vistas a sua consolidação e à criação de uma
cultura de avaliação, na instituição. É necessário que sejam adotadas novas práticas de
comunicação entre os participantes do processo de avaliação, para que as informações
sobre a existência do mesmo possam ser mais bem apreendidas. Além disso, essas
informações precisam chegar aos gestores dos cursos de graduação, para que eles se
conscientizem do benefício que pode trazer a autoavaliação aos cursos pelos quais são
responsáveis. Outra medida necessária é a discussão ampla e responsável dos resultados
da avaliação realizada, periodicamente, visando ao engajamento e valorização da
participação dos respondentes, bem como o melhor aproveitamento desses resultados nas
decisões acerca do saneamento das dificuldades encontradas e fortalecimento dos pontos
positivos também identificados. Esforços precisam ser realizados, ainda, para
descentralizar o processo de autoavaliação na instituição, por tratar-se de uma
universidade com vários campi, além de contar com grande diversidade em suas unidades
acadêmicas e nos diferentes cursos de graduação que elas comportam. Em relação à
possibilidade de a autoavaliação servir ao processo de emancipação das universidades
federais, concluímos que isso seja possível se elas tomarem para si o processo como
instrumento de conhecer-se, de modificar suas práticas e de buscar a produção de um
outro conhecimento, este pautado nos saberes das minorias excluídas do processo social.
A contribuição do estudo está na ampliação do conhecimento sobre a avaliação
institucional nas universidades federais brasileiras, possibilitando a construção de novos
olhares e fazeres em torno da autoavaliação
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseSource
SINDER, Marilene. A autoavaliação na universidade pública federal brasileira: o desafio de conhecer-se para transformar-se. 2020. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.Subject(s)
Universidade federal FluminenseAutoavaliação
Emancipação
Universidade Pública Federal
Avaliação educacional
Fluminense Federal University
Self-evaluation
Emancipation
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