Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1702
Title: Hospitalidade e a formação do profissional em turismo e hotelaria: o caso do terminal de cruzeiros do porto do rio.
Authors: Farias, Wallace
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca Filho, Ari da Silva
metadata.dc.contributor.members: Valduga, Manoela Carrillo
Castro, Carolina Lescura de Carvalho
Issue Date: 13-May-2016
Abstract: O presente trabalho foi elaborado com o intuito de compreender a maneira como o processo de formação profissional em Turismo e Hotelaria contribui para a hospitalidade e para qualidade no atendimento e na prestação de serviços aos turistas do Terminal de Cruzeiros do Porto do Rio de Janeiro. O objetivo geral da pesquisa é unir os fatores que influenciam na prestação de serviços ao turista no Terminal de Passageiros do Porto do Rio, desde a formação dos profissionais até as características da atividade em questão, identificando os tópicos mais relevantes ao processo de atendimento aos passageiros e os demais referenciais teóricos demonstrados. Os objetivos específicos são: trazer uma abordagem teórica e reflexiva sobre a hospitalidade e educação profissional em Turismo e Hotelaria; explanar sobre a caracterização da atuação profissional, tal como o turismo de cruzeiros marítimos e sua importância junto ao Porto do Rio; analisar, com base em observações e percepções dos estudantes e o relato da gestora da empresa responsável pelos serviços prestados no Terminal de Cruzeiros, a estrutura global de atendimento e acolhimento dos passageiros dos cruzeiros marítimos. Tal análise permitiu um olhar diferenciado sobre os estudos da hospitalidade implícitos no processo de construção das habilidades e competências profissionais e na prestação de serviços ao turista, como um todo.
metadata.dc.description.abstractother: This monography aims to understand how the process of professional education in Tourism and Hospitality can contributes to the hospitality and service quality for the tourists from the Cruise Terminal of the Port of Rio de Janeiro. The general objective is to unite the factors that influence the provision of services to tourists at the Passenger Terminal of the Port of Rio, since the education of professionals to the characteristics of the activity in question, identifying the most relevant topics for passengers’ treatment, besides other theories mentioned. The specific objectives are: do bring a theoretical and reflective approach to hospitality and professional education in Tourism and Hospitality; explain about the characterization of professional practice, such as tourism cruises and its importance at the Port of Rio de Janeiro. Analyze, based on observations and perceptions of students, professionals and reporting on organizational management of the Cruise Terminal, the overall structure of treatments and reception of passengers on cruises. Such analysis will allow a different look on the studies of hospitality implicit in the construction of professional skills and competence process and providing services to tourists as a whole.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1702
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Wallace Bezerra.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.