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Title: Gestão do comportamento humano: um estudo realizado na cozinha de um restaurante localizado no estado do Rio de Janeiro
Authors: Ando, Doris
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Carolina Lescura de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Fonseca Filho, Ari da Silva
Spolon, Ana Paula
Issue Date: 13-May-2016
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo investigar as políticas de gestão de pessoas na cozinha de um restaurante no estado do Rio de Janeiro. O empreendimento escolhido faz parte de uma rede conceituada no mercado de restauração, de porte médio, localizado em um shopping, com tipologia de um restaurante tradicional e apresenta um cardápio bem diversificado. Com cerca de 60 funcionários, o setor de gestão de pessoas do restaurante torna-se peça chave na dinâmica da empresa. Para realização do presente estudo, adotou-se o método qualitativo, sendo a pesquisa do tipo exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevista semiestruturada aplicada aos funcionários do restaurante estudado, observação participante sistemática a partir da experiência da pesquisadora na empresa e análise documental do material adquirido pela pesquisadora. Das informações obtidas elaborou-se a análise qualitativa dos resultados que originaram quatro categorias, que representam a recorrência dos assuntos observados nos dados coletados, entre elas: Liderança, Elementos (Des) estruturais, Treinamento e Sistema de Recompensas, que apontaram resultados contraditórios ao que se propõe o restaurante estudado.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to investigate management policies regarding kitchen workers in a restaurant in the state of Rio de Janeiro. The chosen business establishment is part of a prestigious network in the catering market, medium size, located in a shopping Center, categorized as a traditional restaurant featuring a diverse menu. The restaurant's personnel management becomes a key part in the dynamics of the company as it is responsible for approximately sixty full-time employees. To carry out this study, the qualitative method was adopted, along with an exploratory research. The instruments for data collection was a semi-structured interview applied to all kitchen staff of the restaurant, as well as a systematic observation during the researcher's experience inside the company, and the analysis of all the gathered material. From the information obtained it was determined a qualitative analysis that yielded four main categories that represents recurring issues observed within the collected data, including: Leadership, (Un)Structural Elements, Training and Rewards System, pointing to contradictory results regarding the company's purpose.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1703
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