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Title: Espaços hospitaleiros: um desejo, um conceito, uma estratégia
Authors: Silva, Helena
metadata.dc.contributor.advisor: Spolon, Ana Paula
metadata.dc.contributor.members: Fonseca Filho, Ari da Silva
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
Issue Date: 13-May-2016
Abstract: Sensações de acolhimento ou hostilidade são percebidas pelos usuários dos espaços, uma vez que estes também podem carregar em si o atributo da hospitalidade. Diagnosticar o que provoca tais sentimentos pode auxiliar na proposição de soluções para adequar os ambientes, de forma a que possam minimizar impactos causados pela vida contemporânea, caracterizada pela aglomeração de pessoas nas cidades, pela homogeneização de hábitos e costumes e pelo esvaziamento das identidades pessoais e locais. Promover o bem-estar da pessoa que utiliza determinado espaço envolve o planejamento de toda a atividade que ali ocorre, como o estudo das rotinas, a especificação e o dimensionamento de materiais e equipamentos e a disseminação de boas práticas de higiene e conservação, além de cuidados com o meio ambiente, de forma a proporcionar maior qualidade de vida. Para avaliar essas funções e sua forma de ocorrência, este estudo investiga detalhadamente o processo de qualificação de espaços sob a ótica da hospitalidade, sejam eles residenciais, comerciais ou sociais. Desenvolve um exercício de aplicação dos conceitos estudados por meio do desenho da estratégia de posicionamento empresarial, orientando diretrizes para o desenvolvimento e a implantação das atividades de uma empresa do setor – a ESPAÇO.
metadata.dc.description.abstractother: Users of space perceive feelings of welcome or hostility since they can also carry with themselves the attribute of hospitality. To diagnose what causes such feelings may help in proposing solutions to adapt the environment so that they can minimize impacts on contemporary life, characterized by overcrowding in the cities, homogenization of habits and customs and emptying of personal and local identities. To promote the welfare of the person who uses certain space involves planning of every activity that takes place there, such as the study of routines, the specification and design of materials and equipment and the dissemination of good hygiene and maintenance practices, besides environment stewardship, in order to provide higher quality of life. To evaluate these functions and its form of occurrence, this study investigates in detail the process of qualification of spaces from the perspective of hospitality, whether they residential, commercial or social. It is also an exercise in applying concepts learned through the design of corporate positioning strategy, giving guidelines for the development and implantation of the activities of a company in the industry - the SPACE.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1704
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