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dc.creatorLima, Edgar Barbosa
dc.date.accessioned2021-03-10T19:09:40Z-
dc.date.available2008-03-11
dc.date.available2021-03-10T19:09:40Z-
dc.date.issued2007-08-29
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17113-
dc.description.abstractThis work proposes a microscopic model based on cellular automaton in order to simulate the behavior of vehicle traffic in a highway. Aiming towards updating the velocity of each vehicle, we consider the available space for a vehicle displacement in a certain instant as well as the possible movement of the vehicle in frontof it. The algorithm proposed is time explicit and an iterative procedure is used. Such iterative procedure was developed to avoid unreal collisions. These collisions occur when vehicles move less than expected as well as because of the adopted anteciparoty scheme. A coefficient is used in order to simulate different behaviors of the drivers. Moreover, the algorithm proposed was expanded by a multicell scheme. This multicell scheme permits considering several acceleration increments and also different types of vehicles. Furthermore, a procedure of lane change is used. Results are produced and compared with the ones descripted in the literature with different anticipation behaviors.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-10T19:09:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edgar Lima-dissert.pdf: 5658049 bytes, checksum: fac1bea343105bd527de070b37d51ec9 (MD5) Previous issue date: 2007-08-29en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutômatos celularespor
dc.subjectSimulação microscópica do tráfegopor
dc.subjectModelo antecipatóriopor
dc.subjectModelo multi-célulapor
dc.subjectModelo multi-faixapor
dc.subjectAutômato Celularpor
dc.subjectEngenharia de tráfegopor
dc.subjectModelagem computacionalpor
dc.subjectModelagem de tráfegopor
dc.subjectTráfegopor
dc.subjectCellular automataeng
dc.subjectMicroscopic traffic simulationeng
dc.subjectAnticipatory modeleng
dc.subjectMulticelleng
dc.subjectMulti-laneeng
dc.titleModelos microscópicos para simulação do tráfego baseados em autômatos celularespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopor
dc.publisher.departmentComputaçãopor
dc.contributor.advisor1Leal-toledo, Regina Célia Paula
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5146026894831823por
dc.contributor.referee1Ebeeken, Nelson Francisco Favilla
dc.contributor.referee2Kischinhevsky, Mauricio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9411400439288461por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6643220835395053por
dc.description.resumoNeste trabalho, propõe-se um modelo microscópico baseado em autômatos celulares para simular o comportamento do tráfego de veículos em uma auto-estrada. Para atualizar a velocidade de cada veículo considera-se, além do espaço disponível para seu deslocamento em um certo instante de tempo, o possível movimento do veículo à sua frente. Um procedimento iterativo é utilizado para tornar o algoritmo explícito no tempo e evitar colisões irreais causadas pelo procedimento antecipatório adotado, caso algum veículo se desloque menos que o estimado. Um coeficiente é utilizado para simular diferentes comportamentos dos motoristas ao dirigirem. Além disso propõe-se um esquema multi-célula possibilitando a consideração tanto de diferentes incrementos da aceleração quanto diferentes tipos de veículos. Um procedimento de mudança de faixa também é utilizado. Resultados são apresentados e comparados com os descritos na bibliografia.por
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