xmlui.metadata.dc.creator | Silva, Marcel Vieira Barreto | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-03-10T19:10:01Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2008-10-08 | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-03-10T19:10:01Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17175 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | The idea of this work is to analyze the cinematographic adaptation of the play Closer
(1997), by Patrick Marber, directed by Mike Nichols in 2004. In the dramatic text, one of
the main themes is the question of the gaze, which means, how the characters are constantly
involved in schemes of possibility/impossibility of seeing, or desire to see/be seen. In this
sense, the play creates situations in which the modes of engagement between the public and
the staging are ruled by a dialectics between the dialogues established by those schemes
and the immobility of the fixed gaze in the scenic architecture of the Italian stage. On the
other hand, the film Closer transforms the question of the gaze in the central structure of
the narrative composition, which means, it does not only make the gaze its theme, but also
its form. Because the schemes of possibility/impossibility of seeing are organized by the
mobility of the points of view (from the narrative authority, the characters and the
audience), and the desire to see/be seen becomes determinant of the dynamics of the miseen-
scène, the editing and the materiality of the gaze by the camera.
With this in mind, we will try to analyze in a comparative way, the cinematographic
adaptation of Closer, putting in evidence the construction of the scene in these two works:
in the dramatic text, the scene is a visually fixed construct, mediated by the dialogues of the
characters and by the text indications of the movement of actors on stage; in the film, the
scene is actually a set of gazes on the scene, and defines itself only from the orchestration
of points of view created by the filmic narrative. | eng |
xmlui.metadata.dc.format | application/pdf | por |
xmlui.metadata.dc.language | por | por |
xmlui.metadata.dc.rights | Acesso Aberto | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Comunicação | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Adaptação para o cinema | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Marber, Patrick, 1964-. Closer | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Nichols, Mike, 1931- | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Cinema | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Literatura | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Ponto de vista no cinema | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Cinematographic adaptation | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Point of view in the cinema | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Closer | eng |
xmlui.metadata.dc.title | Entre mimese e diegese : a construção da cena na adaptação de Closer | por |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | por |
xmlui.metadata.dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Comunicação | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | Comunicação | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Vieira, João Luiz | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1ID | CPF:25314718715 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Silva, Antonio Carlos Amâncio da | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1ID | CPF:24743518768 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798655Z6 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Corseuil, Anelise Reich | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2ID | CPF:50021000922 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7776990282370395 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.ID | CPF:50120090822 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0442686312707756 | por |
xmlui.metadata.dc.description.resumo | A idéia deste trabalho é analisar a adaptação cinematográfica da peça Closer (1997), de
Patrick Marber, dirigida por Mike Nichols, em 2004. No texto dramático, um dos temas
principais é a questão do olhar, ou seja, de como os personagens estão constantemente
envolvidos em esquemas de possibilidade/impossibilidade de ver, ou de desejo de ver/ser
visto. Nesse sentido, a peça cria situações em que os modos de envolvimento do público
com a encenação se pautam por uma dialética entre os diálogos estabelecidos por esses
esquemas e a imobilidade do olhar fixo na arquitetura cênica do palco italiano. Em outro
extremo, Closer, o filme, transforma a questão do olhar na estrutura central de composição
narrativa, ou seja, não apenas tematiza, mas também formaliza o olhar. Pois, tanto os
esquemas de possibilidade/impossibilidade de ver são organizados a partir da mobilidade
dos pontos de vista (da autoridade narrativa, dos personagens e da platéia), quanto o desejo
de ver/ser visto se torna determinante da dinâmica da mise-en-scène, da montagem e da
materialidade do olhar pela câmera.
Com isso em mente, procuraremos analisar de forma comparativa a adaptação
cinematográfica de Closer, evidenciando a construção da cena nas duas obras: no texto
dramático, a cena é um constructo visualmente fixo, mediado pelo diálogo dos personagens
e pelas rubricas da movimentação dos atores no palco; no filme, a cena é, na verdade, um
jogo de olhares sobre a cena, e se define, como tal, somente a partir da orquestração de
pontos de vista criada pela narrativa fílmica. | por |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |