INSTRUMENTO PARA REGISTRO DOS ENFERMEIROS EM UMA UNIDADE PEDIÁTRICA: O USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO
Enfermagem
Enfermagem pediátrica
Registros de enfermagem
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Enfermagem pediátrica
Nursing records
Nursing
Pediatric nursing
Giolito, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira | Postado em:
2015
Resumo
Introdução: trata-se de um estudo que possui como objeto o registro dos enfermeiros em um setor de pediatria. Objetivos: elaborar um roteiro para orientação de registros de enfermeiros em pediatria; aplicar a metodologia da problematização para identificar os cuidados e os aspectos relacionados à elaboração dos registros em pediatria; discutir as implicações desses aspectos para o registro de enfermagem em pediatria tendo em vista as situações-problema vivenciadas pelos enfermeiros. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado num hospital pediátrico do município de Duque de Caxias, com a participação de 12 enfermeiros. As informações foram coletadas através de formulários individuais e da abordagem em grupo sobre o tema registro de enfermagem, utilizando a metodologia da problematização. Tais informações foram analisadas utilizando a análise de conteúdo, originando duas categorias: 1. as situações-problema que interferem na prática assistencial dos enfermeiros e 2. estratégias para otimização do tempo na realização do registro de Enfermagem em Pediatria. Resultados: os enfermeiros relacionaram as seguintes situações-problema que podem interferir na realização do registro em conformidade com a SAE: situações de caráter institucional e situações de relacionamento interpessoal. Elegeram como problema prioritário o tempo para executar o processo de enfermagem e fazer um bom registro. Dentre as hipóteses de solução para o problema, o grupo elaborou coletivamente o Instrumento para Registro dos Enfermeiros em Pediatria. Considerações finais: o uso da metodologia da problematização em uma pesquisa qualitativa no cenário pediátrico foi bastante produtivo e enriquecedor, pois possibilitou aprofundar o conhecimento na área da Enfermagem Pediátrica, aliando conhecimentos teóricos adquiridos à prática, partindo da reflexão para a ação resolutiva. A construção do Instrumento de forma coletiva evidenciou o que é preconizado na problematização: a estimulação da relação prática-teoria-prática, com vistas à transformação da realidade vivida
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Tipo de documento
DissertaçãoFonte
GIOLITO, Paula Carvalho Barbosa de Oliveira. Instrumento para registro dos enfermeiros em uma unidade pediátrica: o uso da metodologia da problematização. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2015Assunto(s)
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