Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1723
Title: Gestão estratégica das empresas familiares. Um estudo de caso da agência de viagens Rosenetur
Authors: Sousa, Michelle dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, José Carlos de Souza
metadata.dc.contributor.members: Castro, Carolina Lescura de Carvalho
Soares, Carlos Alberto Lidizia
Issue Date: 2012
Abstract: A família constitui a base primária da sociedade e do que se entende por organização em grupo. São os primeiros contatos e relacionamentos estabelecidos pelos indivíduos da qual serve de parâmetro para a formação de seu caráter e de seu papel social. Tendo em vista sua importância na sociedade e a grande participação destas nas organizações empresariais, em que sustenta boa parte do processo de criação de bens e serviços no Brasil, o estudo em questão teve como objetivo analisar as agências de turismo familiares dos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes e verificar as estratégias competitivas que elas utilizam para se destacarem no mercado turístico brasileiro, buscando elementos para análise dos fatores mais relevantes para a competitividade no âmbito empresarial, principalmente as relativas à gestão e comercialização. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória utilizando-se de dados bibliográficos e estudo de caso. Foi constatado que o setor é constituído por uma maioria de micro e pequenas empresas familiares cujas principais estratégias são oferecer serviços de qualidade, priorizando a rapidez e agilidade nas respostas, além de investimentos em tecnologia e treinamento de pessoal. O foco da pesquisa foi à empresa Rosanetur Viagens e Turismo, como objeto de estudo, aprendizado e comprovação dos fatos levantados.
metadata.dc.description.abstractother: The family is the primary basis of the society and what is meant by group organization. They are the first contacts and relationships established by the individuals and serves as a parameter for the formation of their character and social role. Given its importance in society and the great participation in these organizations, which support much of the process of creating goods and services in Brazil, the present study aimed to analyze the family travel agencies of Barra da Tijuca and Recreio and verify the competitive strategies they use to excel in the Brazilian tourism market, seeking elements for analysis of the factors most relevant to the competitiveness in business, especially those relating to management and marketing. To develop this work exploratory research has been carried out using bibliographic data and case study. It was found that the industry is comprised of a majority of micro and small family businesses whose main strategies are to provide quality services, prioritizing speed and responsiveness, as well as investments in technology and staff training. The focus of the research was the company Rosanetur Travel and Tourism, as an object of study, learning and evidence of the facts collected.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1723
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
183 - Michelle Sousa.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.