Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1727
Title: A atuação da agência de viagens CVC na bolsa de valores no período de 2013 a 2015: caracterização e análise de desempenho financeiro
Authors: Benachio, Vinicius Jabour
metadata.dc.contributor.advisor: Marques, Osíris Ricardo Bezerra
metadata.dc.contributor.members: Monteiro, João Evangelista Dias
Medeiros, Renato Gonzalez de
Issue Date: 20-May-2016
Abstract: A análise do desempenho financeiro da CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. na Bolsa de Valores é fundamental para entender os motivos que a levaram a ser a única agência de viagens com capacidade para tal. Para entendimento do fato, caracterizou-se o mercado de capitais e as empresas de turismo atuantes nesse mercado, bem como o mercado nacional de agências de viagens e suas diferentes tipologias. A pesquisa do tipo quantitativa exploratória compreendeu duas etapas: na primeira foi feito um levantamento bibliográfico sobre o mercado de capitais, explicitando sua estrutura. Na segunda realizou-se análise documental de relatórios financeiros trimestrais da CVC no período de 2013 a 2015. Os resultados dessa análise através de índices de desempenho financeiros indicam que a CVC é a única agência de viagens atuante na bolsa de valores por saber se adequar as inovações tecnológicas inerentes ao setor de turismo e focar sua estratégica em um público alvo específico, classe média, oferecendo passagens e pacotes turísticos a um preço acessível, realizando parcerias com companhias aéreas, cruzeiros marítimos, hotéis e locadoras de automóveis, priorizando o mercado doméstico, se tornando a líder de mercado e referência no setor de turismo nacional.
metadata.dc.description.abstractother: The analysis of the financial performance of CVC Brazil Operator and Travel Agency SA on the Stock Exchange is critical to understand the reasons that led to the unique ability to travel agency for such. To understand more the fact, was characterized the capital market and active tourism companies that market and the national market of travel agencies and their different typologies. The research of exploratory quantitative type comprised two stages: the first was done a literature review on the capital market, explaining its structure. The second was held documentary analysis of quarterly financial reports of the CVC since 2013 until 2015. The results of this analysis by financial performance indices indicate the CVC is the only active travel agency on the stock exchange by knowing suit the technological innovations inherent in the tourism sector and its strategic focus on a specific target audience : middle class, offering travel and tour packages at an affordable price , making partnerships with airlines, cruise lines, hotels and car rental companies prioritizing the domestic market , becoming the market leader and reference in the national tourism sector
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1727
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
363 - Vinicius Benachio.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.