Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1728
Title: Turismo de compras na rua Teresa em Petrópolis: uma comparação entre os visitantes a negócio e de lazer
Authors: Nunes, Bianca Keller Reis
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Renato Gonzalez de
metadata.dc.contributor.members: Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Spolon, Ana Paula Garcia
Issue Date: 20-May-2016
Abstract: Este estudo aborda as viagens de compras como um segmento do turismo através de uma comparação entre as características do perfil das pessoas que se disponibilizam a viajar e fazer compras para uso pessoal e para revenda, especialmente na Rua Teresa, em Petrópolis, verificando as suas diferenças e semelhanças. Para tanto, este estudo relembra alguns dos principais conceitos do turismo e traz à tona a discussão do turismo de negócios e de lazer. O ato de comprar e consumir acontece muitas vezes durante a viagem e é uma atividade que costuma agradar pessoas com diferentes estilos de vida. Esse estudo traz as principais características da sociedade consumista e as consequências do consumo exagerado por toda uma população. Além disso, são mostradas as características do comportamento do consumidor com foco no turismo e as motivações básicas que levam uma pessoa a consumir, já que compreender o consumidor está no centro da prática empresarial bem-sucedida no setor turístico. O trabalho informal é citado como solução para problemas como o desemprego e os baixos salários oferecidos na economia formal. Apesar disso, há uma percepção de que a legalização de pequenos negócios está em crescimento. Por fim, oferece-se um pedaço da história de Petrópolis e do surgimento das malharias na Rua Teresa e faz-se uma análise do perfil de seus visitantes de compras através dos resultados de uma pesquisa de campo quantitativa e de uma amostra por conveniência. Desta forma, dois perfis do consumidor foram construídos, sendo o primeiro de uma pessoa que objetiva fazer compras pessoais e o segundo que faz compras para revenda, tendo sido mostradas suas diferenças e semelhanças.
metadata.dc.description.abstractother: This study deals with shopping tours as a segment of tourism through a comparison among the characteristics of the profile of the people who want to travel to do shopping for personal purpose and for resale, specially at Teresa Street, in Petrópolis, checking their differences and similarities. In order to do this, the study reminds some of the main concepts of tourism and brings out the discussion of business and leisure tourism. The act of buying and consuming happens many times during a trip and it is an activity that pleases people of different lifestyles. This study shows the main characteristics of consumer’s society and the consequences of excessive consume by the whole population. Besides, it shows the characteristics of consumer’s behavior with focus on tourism and the basic motivation that leads a person to consume, as to understanding the consumer is in the core of a well-succeeded business practice in terms of the tourism sector. Informal work is cited as a solution to problems such as unemployment and low wages offered by formal economy. However, there is a perception that the legalization of small business is increasing. Finally, a piece of Petrópolis history and the appearance of knitwear at Teresa Street is offered and there is also an analysis of its shopping visitors through the results of a field research and a convenience sample. So, two consumer’s profiles were built, being the first of a person who aims to buy because of his/her personal purpose and the second, the one who buys for resale, and their differences and similarities were shown.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1728
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
125 - Bianca Nunes.pdf354.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.