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Title: Turismo e audiovisual: influência das telenovelas no turismo
Authors: Maciel, Juliana Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca Filho, Ari da Silva
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Helena Catão Henriques
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
Issue Date: 20-May-2016
Abstract: A relação entre o turismo e o audiovisual vêm ganhando notoriedade nos últimos anos no que se refere à realização de atividades turísticas. Os telespectadores se tornam consumidores dos lugares retratados em novelas. A influência dessas produções nas escolhas dos destinos foi o assunto norteador deste estudo. A pesquisa se mostrou válida porque o veículo de maior alcance em relação à propaganda e marketing é a televisão, inserida nas casas da maioria dos brasileiros. O presente trabalho busca mostrar o potencial turístico dos locais exibidos em folhetins baseando-se no perfil habitual do brasileiro em assisti-los diariamente nas novelas. A monografia é baseada na literatura estudada e no levantamento com o público, captando uma pequena amostra de tráfego, realizada por meio da aplicação de formulários nas proximidades das Barcas, na praça XV, além da distribuição de um questionário online pela ferramente Google Forms. A procura por uma região aumenta após ser exibida na novela, assim como o fluxo turístico na área. É importante para as empresas do setor turístico conhecer o comportamento desse consumidor, em relação às suas motivações e decisões de compra. Para atingir o objetivo deste trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa exploratória, a fim de saber se telenovelas influenciam quem as assiste, A partir de então observamos as respostas e analisamos os resultados, chegando à conclusão que esse produto audiovisual desperta o desejo do telespectador a conhecer o destino transmitido, auxilia no aumento do fluxo de visitantes no local e apresenta um mercado promissor na realização de pacotes personalizados com essa temática.
metadata.dc.description.abstractother: The relationship between tourism and the audiovisual have gained notoriety in recent years because of touristic activities. Viewers became consumers of the places portrayed in novels. The influence of these productions in the choice of destinations was the subject guiding this study. The research proved To be valid because the vehicle to advertising and marketing is television, present in the homes of most Brazilians. This study aims to show the tourism potential of local places based on The culture brazilians have of watching it on a daily basis. The research is based on literature and posing with the audience, capturing a small sample of traffic carried through the application of forms in the vicinity of Barges on the square XV, in addition to distributing an online survey tool by Google Forms. The search for a region increases after being displayed in the novel, as well as the tourist flow in the area. It is important for the tourism sector companies know that consumer behavior is related to their motivations and purchasing decisions. To achieve the objective of this study an exploratory qualitative research was done in order to know if those who watch soap operas influence, From then observe the responses and analyze the results and concluded that audiovisual product awakens the desire of the viewer to know the destination transmitted, helps to increase the flow of visitors on a site and presents a promising market in the realization of custom packages with this theme.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1736
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