Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1749
Title: Turismo e fotografia: compartilhamento de experiências visuais e turísticas por meio do projeto @RIO450 no Instagram
Authors: Costa, Gabriela Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca Filho, Ari da Silva
metadata.dc.contributor.members: Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Silva, Erly Maria de Carvalho e
Issue Date: 20-May-2016
Abstract: Compartilhar experiências visuais em tempo real tornou-se frequente no dia a dia de muitas pessoas, principalmente com o avanço da tecnologia, que tem proporcionado melhoras na comunicação. Nesse sentido, fotografar tornou-se fundamental quando se pensa em realizar uma viagem, pois é através desse registro que comprovamos e compartilhamos nossas experiências com todos. Por esse ângulo, o objetivo deste trabalho é abordar as influências que a fotografia tem em relação ao turismo na cidade do Rio de Janeiro, especialmente através das redes sociais, nesse caso o Instagram, que tem grande destaque nessa relação. Através deste, analisamos o projeto @Rio450, tendo em vista a fotografia de paisagens do Rio de Janeiro. Foram selecionados os perfis que participaram do projeto através de fotos de paisagens e atrativos turísticos da cidade. Para realizar esta pesquisa optamos pelo método exploratório e qualitativo através de entrevistas via celular, e-mail e Facebook, entrando em contato com as percepções dos participantes. Finalizamos com uma análise do próprio projeto, considerando o êxito da divulgação dos atrativos turísticos do Rio. Podemos perceber ao final da pesquisa o quanto esse projeto influenciou no turismo da cidade, ao demonstrar novas formas de lazer e percepções fotográficas, principalmente para o próprio carioca. Dessa forma, podemos pensar em novas ideias para o desenvolvimento do turismo em uma cidade ou pontos turísticos específicos, que podem ser auxiliadas pelas mídias sociais, que trazem diferentes formas de transmitir vivências.
metadata.dc.description.abstractother: Sharing visual experiences in real-time has became frequent in the day-to-day life of many people, especially due to technological improvements, which have been providing more efficient means of communication. In this sense, photographing is a crucial point when people plan a trip, because by this mean, it is possible to prove and share our life experiences with everyone. Regarding this, the objective of this paper is on the influences photograph has in relation to the tourism in Rio de Janeiro, emphasizing the importance of social media, in this context Instagram, which has great influence in this connection. Within it, we analyze the project @Rio450, having in mind photos of Rio landscape. We selected profiles that participated in the project through pictures of touristic places of the city. In order to do so, we opt for the qualitative exploratory method, by means of interviews via calls, e-mail and Facebook, in an attempt to be in contact with the participants’ perceptions. We finish the paper analyzing the project itself, taking into consideration the success in sharing the touristic places of Rio. By the end of the research, we could perceive that this project had a great influence throughout the city, sharing different leisure activities and photograph perceptions, especially for the “carioca”. For this matter, it is possible to reflect about new ideas to develop tourism in a city or in specific touristic places, which can be supported by social media, bringing different ways to transmit life experiences.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1749
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
349 - Gabriela Costa.pdf936.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.