xmlui.metadata.dc.creator | Ferreira, Amália da Motta Mendonça | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-03-10T20:42:08Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2007-11-14 | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-03-10T20:42:08Z | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17583 | |
xmlui.metadata.dc.format | application/pdf | por |
xmlui.metadata.dc.language | por | por |
xmlui.metadata.dc.rights | Acesso Aberto | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Educação | por |
xmlui.metadata.dc.subject | História | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Século XX | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Cinema na escola | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Análise do discurso | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Brasil | por |
xmlui.metadata.dc.title | O cinema escolar na história da educação brasileira : a sua ressignificação através da análise de discurso | por |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | por |
xmlui.metadata.dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | Educação | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Nunes, Clarice | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1ID | CPF:76767676422 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Souza, Tânia Conceição Clemente de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1ID | CPF:83546498722 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783235U8 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2ID | CPF:22087665222 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7462229410947193 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.ID | CPF:22138770022 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3835941072390943 | por |
xmlui.metadata.dc.description.resumo | Esta dissertação teve dois objetivos: ressignificar o projeto Cinema Escolar, produzido
entre 1916-1918 pelos Inspetores Escolares do Distrito Federal José Venerando da Graça
Sobrinho e Fábio Lopes dos Santos Luz, e mostrar a pertinência da apropriação da Análise
de Discurso, na sua vertente francesa, como instrumento de análise. Esta investigação
insere-se no campo da História da Educação Brasileira e sua metodologia privilegiou o
dispositivo teórico da Análise de Discurso, através de dois conceitos básicos: a Formação
Discursiva, objetivando demonstrar que o Cinema Escolar estava filiado a efeitos de
sentidos produzidos na sociedade carioca desde o século XIX e o Silêncio Constitutivo,
visando compreender como os textos construídos pelos locutores oficiais do Movimento da
Escola Nova produziram silêncios que se materializaram no processo historiográfico. Os
dispositivos analíticos foram construídos a partir do referencial teórico e em contato com o
próprio objeto de estudo. A conclusão da pesquisa foi a de que o Cinema Escolar sofreu um
processo de silenciamento na historiografia da educação brasileira pelo fato de seus
analistas darem crédito à transparência da linguagem e confirmarem apenas a voz de certos
sujeitos em determinadas posições sociais, sujeitos esses que atribuíram a si mesmos a
autoridade para falar sobre o Cinema Educativo, a partir da década de 1920, procedimento
que resultou na produção de fontes documentais tomadas como inquestionáveis sobre um
determinado período e tema da educação brasileira, o que problematizamos nesse trabalho. | por |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |