A TRAJETÓRIA, POSSIBILIDADES E LIMITES DOS CONSELHOS DE ESCOLA NA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA-ES
Comunidade e escola
Democratização na educação
Escola municipal
Gestão escolar
Gestão democrática
Cotidiano escolar
Conselhos de escola
Participação
Representatividade
Brasil
Vitória (ES)
School council
Democratic management
School quotidian
Participation
Representation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Abstract
This research constitutes a study about the School Council in the educational system
of Vitória, state of Espírito Santo. It is an study based on the school quotidian, having
as focus the experience of the School Council, understanding it as an instance where
parents, educators, pupils and community decide and manage the school collectively.
The study evidences the possibilities and the limits of the School Council by the
rescue of its history and the analysis of its quotidian practices, opening up a reflection
about democracy in this quotidian and power relationship in this spaces/times. It is an
analysis that was subsidised by act books, odd documents, legislation, official
correspondence, besides the verbal history through the depositions of diverse
involved citizen in the School Council, all this constituting the methodological
resources. The results had disclosed some nuances of democracy in the school
quotidian and had still indicated that the School Council constitutes itself as a
valuable instrument in the construction of the democratic management of the public
school.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoFormat
application/pdf
Subject(s)
EscolaComunidade e escola
Democratização na educação
Escola municipal
Gestão escolar
Gestão democrática
Cotidiano escolar
Conselhos de escola
Participação
Representatividade
Brasil
Vitória (ES)
School council
Democratic management
School quotidian
Participation
Representation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
License Term
CC-BY-SARelated items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Escola pública e escola privada: uma análise a partir de duas escolas no município de Campos dos Goytacazes
BRAGA DA COSTA, Noemy de CastroEste trabalho tem como objetivo analisar as diferentes percepções de alunos de uma escola pública outra escola privada em Campos dos Goytacazes sobre o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Como metodologia, foi ... -
De escola do mato a escola popular do/no campo: presença, pertencimento e participação das famílias e comunidade em diálogo com uma escola pública municipal
Azevedo, Elder dos Santos | Posted on: 2020A presente pesquisa, desenvolvida numa escola pública localizada em uma comunidade rural, da rede municipal de Paraíba do Sul/RJ, teve por objetivo investigar como a participação popular – das famílias e comunidade – em ... -
A precarização enquanto estratégia de fechamento das escolas do campo: uma análise da infraestrutura de três escolas do Noroeste Fluminense
Rodrigues, Marcela Pereira Mendes | Posted on: 2019A educação do campo compreende grandes desafios no que concerne a efetivação de políticas públicas, na garantia do direito à educação dos povos do campo. Tais desafios perpassam por diversos aspectos, em especial, pela ...