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dc.creatorLopes, Ana Lúcia Adriana Costa e
dc.date.accessioned2021-03-10T20:42:21Z-
dc.date.available2008-01-18
dc.date.available2021-03-10T20:42:21Z-
dc.date.issued2006-06-20
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17656-
dc.description.abstractCette recherche, réalisée dans le Réseau Municipal de Juiz de Fora, a le but de comprendre quels les sens de l'enfance sont presentes dans les appellations données pour les professeurs, au début de l'âge ecolière, aux enfants qui sont amenés au service spécialisé avec des probables difficultés d'apprentissage . La perspective théorique-méthodologique est fondée sur l'Analise du Discours. Le corpus discursif a été constitué par l'entrecroisement de la référence théorique concernant les appellations d'enfance aux plusieurs périodes historique, les fiches d'accompagnement des enfants et les interviews avec les professeurs. On a utilisé comme dispositif de l'analise les formations imaginaires et l'interdiscours. Cet analise a révélé que les appellations des enfants en ce qui concerne leurs difficultés sont données par un autre individu qui les différencie des autres enfants au moment du discours actuel, a partir d'un discours que apporte une conception homogène d'enfance. Tel conception montre quelles positions les enfants doivent/peuvent occuper dans le discours, aussi bien que les places empiriques que leur sont destinées.fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-10T20:42:21Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-06-20en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectAnálise do Discursopor
dc.subjectAtendimento especializadopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação permanentepor
dc.subjectAtividades de ensinopor
dc.subjectEducação à distânciapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectDistúrbio da aprendizagempor
dc.subjectPsicologia da aprendizagempor
dc.subjectEnfancefra
dc.subjectAnalise du Discoursfra
dc.subjectService Spécialiséfra
dc.titleA criança nomeada e seus lugares ocupados : (des) montando discursos sobre "dificuldade de aprendizagem"por
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.contributor.advisor1Frigotto, Edith Ione dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782150T0por
dc.contributor.referee1Marques, Luciana Pacheco
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5969492483399686por
dc.contributor.referee2Henriques, Eda Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721133Y2por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7565706864526618por
dc.description.resumoEsta pesquisa, realizada na Rede Municipal de Juiz de Fora busca compreender quais os sentidos de infância estão presentes nas nomeações dadas pelos professores às crianças, em início de escolaridade, que são encaminhadas para o atendimento especializado com supostas dificuldades de aprendizagem . A perspectiva teórico-metodológica pautou-se na Análise do Discurso.O corpus discursivo foi constituído pelo entrecruzamento entre o referencial teórico que trata das nomeações de infância em diversos períodos históricos e as fichas para encaminhamentos além de entrevistas com os professores que preencheram as mesmas. Utilizoram-se como dispositivos de análise as formações imaginárias e o interdiscurso. Esta análise possibilitou desvelar que as nomeações das crianças, de suas dificuldades e de suas famílias lhes são dadas por um outro que, ao nomeá-las em seu discurso atual, as diferenciam de outras crianças a partir de discursos que portam uma concepção homogênea de infância. Tal concepção mostra não só a posição que elas devem/podem ocupar no discurso, mas também os lugares empíricos que lhes são destinados.por
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