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dc.contributor.advisorRocha, Saulo Barroso-
dc.contributor.authorOliveira, Taiana Batista de Melo-
dc.date.accessioned2016-05-20T17:54:29Z-
dc.date.available2016-05-20T17:54:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1767-
dc.description.abstractA cadeia produtiva do setor do turismo e hotelaria é inevitavelmente influenciada pela tecnologia da informação (TI) e suas inovações. Com isso, faz-se necessário analisar o uso das tecnologias disponíveis no mercado para a contribuição com melhorias de processos internos e no apoio à manutenção da competitividade dos empreendimentos hoteleiro. Este trabalho aborda o uso de tecnologias de CRM (Customer Relationship Management) em hotéis design da cidade de São Paulo, cujo público alvo são hóspedes detentores de alto poder aquisitivo, possuindo também alto nível de exigência quanto ao atendimento recebido. Desta forma, entendendo o relacionamento com clientes como um ponto crucial para o sucesso de empreendimentos hoteleiros, em especial, os da categoria design, este trabalho propõe verificar como ferramentas de CRM contribuem para melhorar o desempenho da gestão do relacionamento e, por consequência, a fidelização de hóspedes já existentes e a conquista de novos. Para esta análise, foram realizadas pesquisas de caráter exploratório com gestores dos empreendimentos pesquisados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cesar Lemos (cesarascesar@gmail.com) on 2015-06-24T15:10:33Z No. of bitstreams: 1 186 - Taiana Oliveira.pdf: 674798 bytes, checksum: 8b487691316aafa822a42b1b9432b43a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-20T17:54:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 186 - Taiana Oliveira.pdf: 674798 bytes, checksum: 8b487691316aafa822a42b1b9432b43a (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleO Customer Relationship Management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratóriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordHotéis designpt_BR
dc.subject.keywordCRMpt_BR
dc.subject.keywordCustomer relationship managementpt_BR
dc.subject.keywordFidelizaçãopt_BR
dc.subject.keywordMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subject.keywordCompetitividadept_BR
dc.contributor.membersMonteiro, João Evangelista Dias-
dc.contributor.membersRibeiro, Ricardo Drummond Marsicano-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorO Customer Relationship Management em hotéis design de São Paulo como ferramenta de competitividade operacional: uma pesquisa exploratóriapt_BR
dc.subject.keywordotherDesign hotelspt_BR
dc.subject.keywordotherCRMpt_BR
dc.subject.keywordotherCustomer relationship managementpt_BR
dc.subject.keywordotherLoyaltypt_BR
dc.subject.keywordotherRelationship marketingpt_BR
dc.subject.keywordotherCompetitivenesspt_BR
dc.description.abstractotherThe supply chain sector of the tourism and hospitality is inevitably influenced by information technology (IT) and its innovations. Thus, it is necessary to analyze the use of available technologies in market for the contribution to improve internal processes and support competitiveness maintenance in hotel business. This paper discusses about the use of CRM (Customer Relationship Management) technologies in design hotels located in São Paulo city, whose target audience are guests in possession of high purchasing power, also having high demands on the service received. So, understanding the customer relationship as a crucial point for successful hotel developments, in particular the design category, this paper proposes to see how CRM tools help to improve performance management relationship and, consequently, guest loyalty and capture of new ones. For this analysis, were conducted exploratory researches with the surveyed hotel managers.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Turismo e Hotelariapt_BR
dc.degree.date2012-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Turismopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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