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Title: Aceitação tecnológica pelo turista no espaço natural: uma proposta de "Gamificação" na Ilha Grande, RJ
Authors: Nunes, Marcelo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, Verônica Feder
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Emmanoel Martins
Soares, Carlos Alberto Lidizia
Issue Date: 20-May-2016
Abstract: A crescente difusão de dispositivos móveis como smartphones e tablets contribui em vários aspectos para o dia a dia das pessoas, sobretudo nas tarefas ligadas ao trabalho, estudo e lazer. No turismo não é diferente. À medida em que mais pessoas adotam este tipo de tecnologia, surgem novas oportunidades de interação entre prestadores de serviços turísticos e consumidores, e destes entre si. Paralelamente, vê-se emergindo uma nova tendência no marketing, que encontra nos dispositivos móveis a plataforma ideal, e que envolve a aplicação de técnicas e mecânicas de games em atividades ou negócios anteriormente não relacionadas a eles, com a finalidade de promover o envolvimento característico dos jogos. Acredita-se que a “Gamificação”, conforme tem-se chamado esta prática, encontra no turismo um terreno altamente propício para se multiplicar. Assim, se inserindo na problemática das novas tecnologias de comunicação e informação do turismo, este trabalho tem como objetivo investigar a aceitação de um novo aplicativo para smartphones, dotado de funções de games, e que auxiliaria os visitantes de uma ilha turística no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa quantitativa e exploratória, com a aplicação de 423 questionários junto a visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande, no município de Angra dos Reis. Os principais resultados desta pesquisa revelam que a proposta foi percebida como útil para o turismo, compatível com o local e divertida pela maior parte dos turistas. Adicionalmente, descobriu-se que quanto maior a frequência com que o indivíduo usa seu smartphone para baixar aplicativos, mais favorável ao serviço ele se mostra.
metadata.dc.description.abstractother: The growing diffusion of mobile devices such as smartphones and tablets contributes in several aspects to people’s everyday life, especially in work, study and leisure-related tasks. In tourism there is no difference. As more and more people adopt that kind of technology, new interaction opportunities arise between tourism firms and customers, as well as for customers with each other. At the same time, there is a new trend in marketing flourishing, which meets the ideal platform in mobile devices, and involves the use of game mechanics and techniques in non-game related activities and businesses, in order to promote game’s characteristic engagement. It is believed that the “Gamification”, as it has been called, has a considerably suitable field for thriving in tourism. Hence, targeting the problematic related to new Information and Communication Technologies in tourism, this work aims to investigate the acceptance of a new smartphone application, with game features, which would give support to visiting a touristic island in the southern coast of Rio de Janeiro state. For this, a quantitative and exploratory study was carried out, with 423 questionnaires collected from visitors of the State Park of Ilha Grande, in the city of Angra dos Reis. The main results of this research reported the perception of the proposal as useful for tourism, compatible with the spot and fun in the majority of the respondents’ view. Additionally, it was found that the more often an individual downloads applications for his/her smartphone, the more prone to adopt the proposed service s/he is.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1769
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