REDES DE PODER EM GOVERNANÇAS DO BRASIL À ANGOLA: ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO DE ESCRAVOS NO ATLÂNTICO-SUL (LUÍS CÉSAR DE MENEZES, 1697-1701)
Governo
Meneses, Luís César de, 1697-1701
Relações exteriores
Brasil
Angola
Atlântico Sul
Comércio
Brazil
Power networks
South Atlantic
Trade
Government
Oliveira, Leonardo Alexandre de Siqueira | Posted on:
2013
Abstract
Em finais do século XVII, as conexões entre Brasil e Angola estavam firmadas em torno do comércio marítimo, sobretudo, de escravos. Neste cenário, homens de prestígio exerciam seus cargos de governança em ambos os lados do Oceano Atlântico, buscando acender em suas carreiras no mesmo passo em que aumentassem seus cabedais a partir das prerrogativas dos postos ocupados. O propósito deste trabalho é analisar as relações administrativas e comerciais no Atlântico Sul, entre Brasil e Angola, a partir das redes de poder de Luís César de Meneses, governador de Angola. Além de suas incumbências administrativas, este governante organizou uma complexa companhia mercantil tendo como principal mercadoria escravos africanos.Para seu funcionamento contava com uma grande rede de indivíduos a ele subordinados ou associados exercendo múltiplas funções para conecta-lo de Angola ao Brasil, como também ao Reino, diminuindo as distâncias.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
OLIVEIRA, Leonardo Alexandre de Siqueira. Redes de poder em governanças do Brasil à Angola: administração e comércio de escravos no Atlântico-Sul (Luís César de Menezes, 1697-1701). 2013. 227f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013.Subject(s)
Redes de poderGoverno
Meneses, Luís César de, 1697-1701
Relações exteriores
Brasil
Angola
Atlântico Sul
Comércio
Brazil
Power networks
South Atlantic
Trade
Government
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: