Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Computação - IC
  • PPGC - Programa de Pós-graduação em Computação - Niterói
  • PPGC - Mestrado - Niterói
  • PPGC - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Computação - IC
  • PPGC - Programa de Pós-graduação em Computação - Niterói
  • PPGC - Mestrado - Niterói
  • PPGC - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
129.pdf (852.8Kb)

Collections
  • PPGC - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
ALGORITMOS EVOLUTIVOS EFICIENTES PARA UM PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULO
Dalboni, Fábio Linhares
Abstract
Este trabalho apresenta propostas que visam melhorar o desempenho de algoritmos evolutivos (AEs). Os AEs e em particular, os algoritmos genéticos (AGs), apesar de muito conhecidos, não têm alcançado resultados competitivos com suas versões básicas (AGB) na solução de diferentes problemas de otimização. Diferentes variações dos AGBs têm sido propostas na literatura, com o intuito de tentar reduzir algumas das limitações presentes nestes algoritmos, tais como: dificuldade em efetuar uma busca local de forma eficiente; e a exigência de um tempo computacional maior do que o exigido por outras metaheurísticas. Neste trabalho, propomos alternativas para melhorar o desempenho destes AGBs, que aborda: a substituição dos operadores básicos de reprodução por heurísticas no algoritmo chamado de AG; a inclusão no AG de módulos de busca local que chamaremos AG+BL; e finalmente a inclusão neste último algoritmo de módulos de Mineração de Dados que chamaremos de AG+BL+MD. Numa segunda etapa, passaremos a analisar o problema da redução dos tempos computacionais exigidos por um AG. Procuramos adequar as versões aqui propostas a um Problema de Roteamento de Veículos (PRV), onde buscamos encontrar um percurso otimizado para uma unidade móvel de pistoneio (UMP), de modo a maximizar a extração do petróleo dos poços terrestres não surgentes, respeitando as restrições do problema. Resultados computacionais mostram o bom desempenho dos algoritmos propostos neste trabalho, e em particular, a da versão com mineração de dados
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Format
application/pdf
Subject(s)
Ciência da computação
Algoritmo
Heurística
Metaheurística
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/17848
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram