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Title: Treinamento vivencial ao ar livre para desenvolver equipes e capacitar gestores: um estudo de caso
Authors: Costa, Maria Cristina Matos da
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Emmanuel Paiva de
metadata.dc.contributor.members: Rodriguez, Martius Vicente Rodriguez y
Ribeiro, Alcimar das Chagas
Issue Date: 26-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este estudo mostra em que condições um programa de desenvolvimento de equipes, pode efetivamente provocar simultaneamente melhoria na execução das atividades da organização e maior interação entre líderes e liderados. Para tanto, tomou como experimento a implantação, através de um trabalho de consultoria, da metodologia ¨Team Building¨, através do “treinamento vivencial ao ar livre”, aplicado em duas empresas do mesmo porte e pertencentes ao mesmo segmento industrial – Petróleo e Gás. Para medir e identificar os resultados foram realizadas três medições. A primeira delas foi feita trinta dias antes do início do treinamento como parte do diagnóstico e levantamento de necessidades. As outras duas foram realizadas após o término do treinamento e foram utilizadas para consolidação e avaliação dos resultados comportamentais entre Gestor e equipe. A ferramenta utilizada para a análise das medições foi a TPI (Team Practices Inventory), adaptada pela consultoria com base na LPI (Leadership Pratices Inventory), desenvolvida por Kouzes e Posner em 1987. A ferramenta propõe a análise dos dados sob cinco dimensões que são os indicadores: (trabalho em equipe; liderança; orgulho e significado; confiança e motivação). O experimento permitiu identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhorias efetivas das equipes, bem como avaliar criticamente a adequabilidade e as exigências para o sucesso de tal tipo de abordagem. Como resultado a pesquisa aponta para a importância e o cuidado na condução das etapas que antecedem e sucedem o treinamento propriamente dito, bem como destaca a importância do envolvimento do gestor como condição para alcançar os resultados potenciais da ferramenta.
metadata.dc.description.abstractother: This study shows the conditions under which a development program can effectively cause a simultaneously improve in the execution of the Organization's activities and a greater interaction between leaders and led. To this end, it was taken as an experiment the insertion, through a consulting job, of the “Team Building” methodology, during the " experiential training outdoors”, applied in two companies of the same size and belonging to the same industrial segment – oil and gas. To measure and identify the results three measurements were performed. The first one was made thirty days prior to the beginning of the training, as a part of the diagnosis and the assessment of needs. The other two were held after the end of the training and were used for consolidation and evaluation of behavioral results between manager and staff. The tool used for the analysis of the measurements was TPI (Team Practices Inventory), adapted by the consultancy based on the LPI (Leadership Practices Inventory), developed by Kouzes and Posner in 1987. The tool proposes the analysis of data in five dimensions (teamwork, leadership, pride and significance, confidence and motivation). The experiment allowed to identify the strengths and opportunities for effective improvements of teams, as well as critically evaluate the suitability and the requirements for the success of this type of approach. As a result, the research points out to the importance and care in the conduct of the steps that precede and succeed the training itself, as well as highlights the importance of the involvement of the Manager as a condition to achieve the potential results of the tool.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1816
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