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Title: Avaliação do impacto do envelhecimento de frota na eficiência energética de uma empresa do setor ferroviário
Authors: Abreu, Bernardo Ramos de
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Carlos Francisco Simões
metadata.dc.contributor.members: Costa, Helder Gomes
Moreira Filho, Roberto Malheiros
Issue Date: 16-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O objetivo deste trabalho é avaliar e quantificar o impacto do envelhecimento de frota no consumo de combustível e consequentemente na Eficiência Energética de uma empresa ferroviária de transporte de cargas. Verificou-se, por meio da pesquisa bibliográfica, que o Brasil apresenta padrões diferentes dos países considerados desenvolvidos no que diz respeito a qualidade da infraestrutura e a matriz de transporte. Esta situação impacta diretamente nos custos operacionais e consequentemente na competitividade dos produtos brasileiros nos mercados internos e externos. Parte deste elevado custo está relacionada ao consumo de combustível. Uma das soluções seria a expansão do transporte ferroviário, visto que é um modal que atende grandes distâncias e é mais eficiente energeticamente que o rodoviário. Este modal, após o processo de concessão, apresentou aumento do volume transportado, redução de acidentes e melhoria na eficiência energética. Mesmo com este cenário, a busca pela melhoria da eficiência energética é constante em empresas ferroviárias. Esta pesquisa evidenciou, estatisticamente, que o envelhecimento da frota eleva o consumo de combustíveis, em contrapartida, uma manutenção corretiva, apesar dos custos, beneficia a eficiência energética.
metadata.dc.description.abstractother: The goal of this study is to evaluate and quantify the aging fleet impact on fuel consumption and therefore on fuel efficiency of a freight railway. It was verified by a bibliographical research, that Brazil has a different standard from developed countries regarding infrastructure quality and the transport matrix. This condition has a direct impact on operational costs and consequently on the Brazilian products competitiveness in domestic and foreign markets. Part of this high cost is related to fuel consumption. One solution would be the development of the rail transportation, since it is a modal that work for large distances and is more energy efficient than road. This modal after the grant process, showed a growth in transported volume, accidents reduction and fuel efficiency enhancements. Even with this scenario, the seeking for best results on fuel efficiency is constant in railway companies. This research showed, statistically, that aging fleet increases fuel consumption, however, corrective maintenance, despite the costs, increase fuel efficiency.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1817
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