xmlui.metadata.dc.creator | Lopes, Mônica Aparecida Lima | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-03-10T20:44:18Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2009-05-18 | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-03-10T20:44:18Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2009-03-10 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18342 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | This research contemplates an analysis of beer advertising campaigns, which portrait
women as element of seduction. The purpose of this study is to broaden the traditional
notion pointed in Portuguese Grammars, referring to the language categories that focus on
intensification. Among these categories, the main point are adjectives and adverbs. This
analysis aims at showing the rhetoric process of woman s transformatio n, from a
thematic/figurative point of view - which overcomes the verbal level and explores mainly
the visual one in the construction of an aggregated identity with social values and
ideology. The theoretical background of research recovers the main concepts of the
Semiolinguistics Theory of the Discourse Analysis, by Charaudeau. The notion of ethos,
revisited by Maingueneau (2001) and Amossy (2005), is also emphasized. The television
pieces Skol, Brahma, Antarctica and Kaiser brands were chosen as they are the industry
leaders, according to the Top of Mind research (2007). Thus, the theoretical perspective
brings up the problematic of associating discourse to a specific communicative situation,
showing that the word people use to communicate their perceptions is not an accurate
reflection of the world, but a representation of it. Consequently, the meaning of a term has
no value by itself: it only acquires a purpose in a specific social context, which provides
social value in language exchange. Therefore, it's fair to admit that the language somehow
mirrors the position and the conduct of someone in the society, as well as the way in which
each one perceives their role. | eng |
xmlui.metadata.dc.format | application/pdf | por |
xmlui.metadata.dc.language | por | por |
xmlui.metadata.dc.rights | Acesso Aberto | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Letras | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Estudos de linguagem | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Semiolinguística | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Ethos | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Semiótica | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Linguística | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Linguagem | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Intensificação | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Publicidade | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Semiolinguistic | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Intensification | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Advertising | eng |
xmlui.metadata.dc.title | "Qual é a boa?": das categorias de língua às categorias de discurso na construção de identidades de gênero | por |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | por |
xmlui.metadata.dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | letras | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Monnerat, Rosane Santos Mauro | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1ID | CPF:24598679522 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700829H0 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Rebello, Adriana Leite do Prado | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1ID | CPF:46090872222 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6754642460046530 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Júdice, Norimar Pasini Mesquita | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2ID | CPF:56398695622 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3 | Pauliukonis, Maria Aparecida Lino | |
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xmlui.metadata.dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780450A7 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4 | Feres, Beatriz dos Santos | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4ID | CPF:16300870022 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3111310248072636 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.ID | CPF:63124555622 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8368961425489900 | por |
xmlui.metadata.dc.description.resumo | Este trabalho, ao analisar campanhas publicitárias de cervejas, cujo ponto em
comum é a reincidência da imagem da mulher como elemento de sedução, objetiva ampliar
a noção tradicionalmente apontada em gramáticas do português a respeito das categorias de
língua a serviço da intensificação. Dentre essas categorias, o foco volta-se para as do
adjetivo e do advérbio. Busca-se, assim, evidenciar o processo retórico de transformação da
mulher, do ponto de vista temático-figurativo, que ultrapassa o nível verbal e explora
principalmente o visual na construção de uma identidade agregada de valor social e
ideologia. A base teórica deste trabalho recupera os principais conceitos da Teoria
Semiolingüística do Discurso de Charaudeau. Destaca-se também a noção de ethos
retomada principalmente nos trabalhos de Maingueneau (2001) e Amossy (2005). Optouse,
como recorte do corpus, pelas peças televisionadas das marcas Skol, Brahma, Antarctica
e Kaiser, que lideraram o ranking na pesquisa Top of Mind 2007. Assim, a perspectiva
teórica adotada traz à tona a problemática da associação do discurso a uma situação
comunicativa específica, a fim de mostrar que a palavra com que o homem comunica suas
percepções não é um espelho fiel do mundo, mas uma representação dele. Dessa forma, o
sentido de um termo não vale por si, mas adquire função em um contexto que fornece valor
social na troca linguageira. Portanto, é razoável admitir que a língua espelha de algum
modo a posição e a atuação de alguém na sociedade e a maneira como cada qual percebe o
seu papel. | por |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |