Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR
  • SGG - Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Angra dos Reis
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
MONOGRAFIA MARTA COMPLETA.pdf (2.035Mb)

Collections
  • SGG - Trabalhos de Conclusão de Curso - Angra dos Reis

Statistics
Metadata
Show full item record
APRENDENDO MÚSICA NA CRECHE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Almeida, Marta Cruz do Nascimento | Posted on: 24 jun. 2016
Abstract
Este trabalho é fruto da observação realizada na creche Municipal CEMEI Vilton Eurico e na creche particular Pequeno Príncipe, na cidade de Angra dos Reis/ RJ, realizada entre março de 2013 e maio de 2014. A temática do texto está imbricada na observação dos bebês e o contato deles com a música e com os instrumentos musicais. Busquei pesquisar e verificar como os bebês comportavam-se diante da descoberta dos sons, especificamente diante dos instrumentos e das atividades musicais nas escolas mencionadas. Para me auxiliar nesse debate busquei autores que observam a importância do som no desenvolvimento da criança, desde o primeiro contato ainda no ventre da mãe. A partir de autores pesquisados, identificamos que a música, e os instrumentos lúdicos, proporcionam atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. Além disso, observamos a importância do lúdico como facilitador da aprendizagem. O lúdico e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. As atividades com música e a brincadeira com a música em si levam a criança a ter a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação, tais como atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrada nas atividades escolares e outras habilidades perceptuais psicomotoras. A função educativa do lúdico oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Creche
Musicalização
Desenvolvimento dos bebês
Educação infantil
Pedagogia
Teoria musical
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1842
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram