Metadata
Show full item record
APRENDENDO MÚSICA NA CRECHE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Musicalização
Desenvolvimento dos bebês
Educação infantil
Pedagogia
Teoria musical
Almeida, Marta Cruz do Nascimento | Posted on:
24 jun. 2016
Abstract
Este trabalho é fruto da observação realizada na creche Municipal CEMEI Vilton Eurico e na creche particular Pequeno Príncipe, na cidade de Angra dos Reis/ RJ, realizada entre março de 2013 e maio de 2014. A temática do texto está imbricada na observação dos bebês e o contato deles com a música e com os instrumentos musicais. Busquei pesquisar e verificar como os bebês comportavam-se diante da descoberta dos sons, especificamente diante dos instrumentos e das atividades musicais nas escolas mencionadas. Para me auxiliar nesse debate busquei autores que observam a importância do som no desenvolvimento da criança, desde o primeiro contato ainda no ventre da mãe. A partir de autores pesquisados, identificamos que a música, e os instrumentos lúdicos, proporcionam atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. Além disso, observamos a importância do lúdico como facilitador da aprendizagem. O lúdico e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. As atividades com música e a brincadeira com a música em si levam a criança a ter a oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação, tais como atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrada nas atividades escolares e outras habilidades perceptuais psicomotoras. A função educativa do lúdico oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão do mundo
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
CrecheMusicalização
Desenvolvimento dos bebês
Educação infantil
Pedagogia
Teoria musical