E ANTES DO MANUAL PEDAGÓGICO? RECADOS, LEMBRETES E ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DO LIVRO DIDÁTICO
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade divulgar resultados de um projeto que tem por finalidade analisar como as orientações aos professores quanto ao uso do livro didático de matemática foram materializadas antes da produção do manual pedagógico, ocorrido na década de 1960. Este projeto é realizado na modalidade Iniciação Científica a partir do edital PIBIC/UFF/CNPq desde 2013. Esta análise se desenvolve a partir de elementos contidos nos livros didáticos que revelam diversidade de fatos para além do texto do conteúdo. Tais elementos são denominados de paratextos editoriais. Entre os paratextos, destacam-se para a pesquisa em andamento: títulos e subtítulos; prefácios e posfácios; notas de rodapé; correspondências ao autor; produção dos autores; anexos; entre outros. No que diz respeito às questões norteadoras: Quais as estratégias que os autores e editores utilizavam para orientar o professor quanto à utilização do livro didático? Como caracterizar as orientações aos professores presentes no livro didático? Quais as relações entre as estratégias adotadas e os textos de conteúdo? Quais autores e editoras que se destacam em relação às orientações aos professores?.
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