• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Português (Brasil) 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Entrar
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • HEDUMAT - História e Educação Matemática - Niterói
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói
  • Ver item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • HEDUMAT - História e Educação Matemática - Niterói
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói
  • Ver item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de AcessoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresOrientador(es)TítulosAssuntosDepartamentoProgramaTipoTipo(s) de Acesso

Estatística

Ver as estatísticas de uso
application/pdf

Visualizar/Abrir
EEMAT_2014_DASSIE_BAPTISTA.pdf (274.0Kb)

Sim
Coleções
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói

Estatísticas
Metadata
Mostrar registro completo
E ANTES DO MANUAL PEDAGÓGICO? RECADOS, LEMBRETES E ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O USO DO LIVRO DIDÁTICO
Dassie, Bruno Alves et al. | Postado em: 2014
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade divulgar resultados de um projeto que tem por finalidade analisar como as orientações aos professores quanto ao uso do livro didático de matemática foram materializadas antes da produção do manual pedagógico, ocorrido na década de 1960. Este projeto é realizado na modalidade Iniciação Científica a partir do edital PIBIC/UFF/CNPq desde 2013. Esta análise se desenvolve a partir de elementos contidos nos livros didáticos que revelam diversidade de fatos para além do texto do conteúdo. Tais elementos são denominados de paratextos editoriais. Entre os paratextos, destacam-se para a pesquisa em andamento: títulos e subtítulos; prefácios e posfácios; notas de rodapé; correspondências ao autor; produção dos autores; anexos; entre outros. No que diz respeito às questões norteadoras: Quais as estratégias que os autores e editores utilizavam para orientar o professor quanto à utilização do livro didático? Como caracterizar as orientações aos professores presentes no livro didático? Quais as relações entre as estratégias adotadas e os textos de conteúdo? Quais autores e editoras que se destacam em relação às orientações aos professores?.
[Texto sem Formatação]
Autor
Dassie, Bruno Alves
Baptista, Walter Lima Brandão
Tipo de documento
Anais de Evento
Publicador
SBEM RJ
Fonte
DASSIE, B. A.; BAPTISTA, W. L. B. E antes do manual pedagógico? Recados, lembretes e orientações aos professores de matemática para o uso do livro didático. In: ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO - VI EEMAT, VI, 2014, Niterói. Anais do VI Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro - VI EEMAT. Niterói: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro, 2014.
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1846
Termo da Licença
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Entre em contato

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram