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Title: O sabá do sertão: feiticeiras, demônios e jesuítas no Piauí colonial (1750-58)
Authors: Santos, Georgina Silva dos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Carolina Rocha
metadata.dc.contributor.members: Vainfas, Ronaldo
Calainho, Daniela Buono
Assis, Angelo Adriano Faria de
Issue Date: 2013
Citation: SILVA, Carolina Rocha. O sabá do sertão: feiticeiras, demônios e jesuítas no Piauí colonial (1750-58). 2013. 222 f. Dissertação (Mestrado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminensem Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.historia.uff.br/stricto/td/1681.pdf>.
Abstract: Esta dissertação tem como eixo principal os depoimentos de duas escravas mestiças, Joana e Custódia de Abreu, que assumiram participar de encontros noturnos firmados por pactos diabólicos no Piauí colonial. O documento foi escrito e enviado ao Tribunal do Santo Ofício de Lisboa pelo jesuíta Manuel da Silva e possui descrições muito semelhantes com os elementos que definem o complexo sabático europeu. O texto foi resultado da confluência de diversas crenças mágico-religiosas, a descrição dos encontros noturnos com o diabo se aproximou ora da magia popular, ora dos calundus coloniais e ora do sabá europeu. As intenções do padre ao enviar as confissões para a Inquisição parecem vir da vontade de denunciar o estado de “abandono religioso” dos sertões e de destacar a importância da Ordem do qual fazia parte. As fontes também funcionaram como indícios que levaram a compreensão de um cenário mais amplo e multifacetado, no qual foi possível investigar: o amplo uso de práticas mágicas no reino e na América Portuguesa; o papel da Companhia de Jesus no processo de colonização e catequização dos ameríndios, e as adaptações que a Instituição sofreu no Brasil; a ocupação dos sertões através da “Guerra dos Bárbaros”; e a formação cultural e religiosa do Piauí no século XVIII.
metadata.dc.description.abstractother: This work has a main axis testimony from two slave crossbred, and Custodian of Jeanne Abreu, who took part in nightly meetings diabo9lical pacts signed by the colonial Piaui. The document whas written and sent to the Court of the Inquisition of Lisbon by the Jesuit Manuel da Silva and has very similar descriptions with the elements that define the complex European sabbatical. The text was the result of the confluence of the several magical-religious beliefs, the description of the nocturnal meetings with the devil approached either of folk magic, sometimes calunduns of colonial and now European Sabbath. The intentions of priest to send the confessions to the Inquisition seem to come from the desire to terminate the state of the “religious abandonment” of the interiors and emphasize the importance of which was part of the Order. The sources also functioned as evidence that led to understanding of a more broad and multifaceted, in which was possible to investigate: the widespread use of magical practices in the kingdom and in Portuguese America, the role of the Society of Jesus in the process of colonization and catechizing the Amerindians, and the adjustments that the institution has suffered in Brazil, the occupation of the hinterland through the “War of the Barbarians” and the cultural and religious formation of Piaui in the eighteenth century.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/185
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