Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1850
Title: Formação de professores nos estudos do cotidiano: uma abordagem epistemológica e a comprensão das práticas docentes
Authors: Silva, Andrelle Monteiro de Andrade da
metadata.dc.contributor.advisor: Marton, Silmara Lídia
metadata.dc.contributor.members: Craveiro, Clarissa Bastos
Ribeiro, William de Goes
Issue Date: 4-Jul-2016
Abstract: Nesse trabalho é realizada uma discussão epistemológica sobre o campo de formação de professores como pesquisa nos cotidianos escolares. Apresento especificamente um currículo por mim vivenciado quando aluna no início da graduação do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF, em 2010, que se difere da forma curricular habitualmente utilizada nos cursos de formação de professores. Essa reformulação curricular desdobrou-se de uma proposta curricular iniciada em 1992 e que emergiu sob outro olhar acerca da produção de conhecimento distinguindo-se por sua estrutura e modo como concebe as práticas e percursos formativos dos professores. A partir das experiências como aluna e bolsista de iniciação científica no decurso de minha graduação, de entrevistas com professoras e análise documental, exercito uma compreensão acerca de como o currículo influenciou minha formação e em suas práticas e narrativas, bem como a produção de suas subjetividades e seus saberes, que apontam para uma leitura do que é e pode ser um professor.
metadata.dc.description.abstractother: In this work is carried out an epistemological discussion about the teacher training and as a research of the rotines of the schools. I show especifically a resume that I experienced when I was student at the beginning of the course of graduation of Pedagogy of the Institute of Education of Angra of Kings the UFF in 2010, which differs from the curriculum so commonly used in teacher training courses. This curriculum reformulation unfolded of a curriculum proposal that started in 1992 and emerged under another look on the production of knowledge. She is different by their structure and by the form that she conceives the practices and the formative process of teachers. From experiences as student and scholarship of scientific initiation in the course, of interviews with teachers and document analysis, I exercise an understanding about how the curriculum influenced my training and in their practices and narrative as well as the production of their subjectivities and their knowledge, pointing to a reading of what is and can be a teacher.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1850
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
02 - Monografia-Andrelle_parecer (2).pdf608.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.