A STUDY OF LEXICAL COMPLEXITY IN FOREIGN LANGUAGE PRODUCTION
Genre
Compensation strategies
Appraisal
Study and teaching of English language
Acquisition of second language
Complexidade lexical
Gênero
Estratégias de compensação
Linguagem avaliativa
Estudo e ensino da Língua inglesa
Aquisição da segunda linguagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Abstract
Este estudo é fruto da constatação que aprendizes de inglês como língua
estrangeira de nível adiantado sentem-se frustrados em relação ao seu discurso
na língua alvo (L2), em particular no que tange o aprendizado e
desenvolvimento de vocabulário. O objetivo principal é, portanto, refletir sobre
o discurso de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira,
enfatizando principalmente a natureza das escolhas lexicais e complexidade,
com o intuito de entender melhor tal frustração. Para a análise do corpus, que
consistiu em 20 resenhas de filmes escritas em L2 e em português (L1) por
alunos de nível adiantado de inglês, investigamos a) se o discurso em L2
(língua estrangeira) era menos preciso ou complexo, em comparação com o de
L1 (língua materna); b) se a suposta falta de precisificação poderia ser atribuída
ou relacionada a estratégias de compensação usadas para lidar com limitações
lingüísticas ou ao gênero no qual o discurso se deu; c) se as escolhas lexicais,
especificamente linguagem avaliativa poderia afetar a expressividade do
sujeito. Os resultados da pesquisa sugerem que o discurso em L1 foi mais
preciso em relação ao vocabulário, especialmente no uso de linguagem
avaliativa, a qual estaria relacionada às características do gênero no qual o
discurso se evidenciou, ou seja, resenhas de filmes.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoFormat
application/pdf
Subject(s)
Lexical complexityGenre
Compensation strategies
Appraisal
Study and teaching of English language
Acquisition of second language
Complexidade lexical
Gênero
Estratégias de compensação
Linguagem avaliativa
Estudo e ensino da Língua inglesa
Aquisição da segunda linguagem
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS