xmlui.metadata.dc.creator | Moura, Ellen Michelle Barbosa de | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-03-10T20:45:13Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2009-12-10 | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-03-10T20:45:13Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2007-05-10 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18669 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | This dissertation of master degree had for objective to investigate, to evidence and to
analyze the evaluation directions existing in the conceptions of teachers and students of the
Infantile Education and its repercussions in the learning process, aiming at to the
construction of knowledge that allowed to rethink on practical the educative one.
This discussion had as theoretical support the conceptual definitions of Vigotski related to
the factors as the processes of interaction and mediation, development/learning and about
the relation sense/meant, beyond authors as Jussara Hoffmann, Esteban and Luckesi.
The used instruments was: the considerations on some documents of the school that spoke
on evaluation, daily of field, the half-structuralized interview and the activity trick with the
students. The analysis of the teacher speech was carried through Analysis of Content, from
which categories and subcategories of analysis had been established. The crossing of the
data of the carried through analyses, the comments and the activity with the students had
pointed that the context is of extreme importance in the constitution of felt in such a way in
the professors as in the students. Moreover, one perceived that the directions are several,
they go being constituted and they are being constructed through the experiences in such a
way of professors as students and that the institution school has a primordial paper in the
construction of these directions that are multiple, dissonantes, differentiated and is in
constant dialogue. The directions attributed to the evaluation will have direct repercussion
in the learning process, therefore the evaluation is seen much more as a product of what a
process, what it weakens its link with the learning. | eng |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
xmlui.metadata.dc.format | application/zip | por |
xmlui.metadata.dc.language | por | por |
xmlui.metadata.dc.rights | Acesso Aberto | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Aprendizagem | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Educação de crianças | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Avaliação educacional | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Evaluation | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Learning | eng |
xmlui.metadata.dc.title | A avaliação na educação infantil e sua relação com os processos de aprendizagem | por |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | por |
xmlui.metadata.dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | Educação | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Henriques, Eda Maria de Oliveira | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1ID | CPF:34446621734 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4721133Y2 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Vasconcellos, Vera Maria Ramos de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1ID | CPF:30804256772 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783096E1 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Goulart, Cecilia Maria Aldigueri | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2ID | CPF:29862523700 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.ID | CPF:64870900522 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8820431912846646 | por |
xmlui.metadata.dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado teve por objetivo investigar, explicitar e analisar os sentidos
de avaliação presentes nas concepções de professoras e alunos da Educação Infantil e suas
repercussões no processo de aprendizagem, visando a construção de conhecimentos que
permitissem repensar a prática educativa.
Esta discussão teve como suporte teórico as definições conceituais de Vigotski quanto a
fatores como os processos de interação e mediação, desenvolvimento/aprendizagem e
sobre a relação sentido/significado, além de autores como Jussara Hoffmann, Esteban e
Luckesi com suas discussões sobre a avaliação.
Os instrumentos utilizados foram: documentos da escola que falavam sobre avaliação,
diário de campo, entrevista semi-estruturada e atividade-brincadeira com os alunos e
desenhos. A análise das falas das professoras foi realizada através da Análise de Conteúdo,
a partir da qual foram estabelecidas categorias e subcategorias de análise. O cruzamento
dos dados das análises realizadas, das observações e da atividade com os alunos apontaram
que o contexto é de extrema importância na constituição de sentidos tanto nos professores
como nos alunos. Além disso, percebeu-se que os sentidos são vários, vão sendo
constituídos e estão sendo construídos através das vivências tanto de professores como
alunos e que a instituição escola tem um papel primordial na construção desses sentidos
que são múltiplos, dissonantes, diferenciados e estão em constante diálogo. Os sentidos
atribuídos à avaliação terão repercussão direta no processo de aprendizagem, pois a
avaliação é vista muito mais como um produto do que um processo, o que enfraquece seu
elo com a aprendizagem. | por |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |