PATTERNS IN FOUR EFL UNIVERSITY ENTRANCE EXAMS : A GENRE-BASED APPROACH
Reading
Patterns
Testing
English as a foreign language
Língua inglesa
Exame
Leitura
Gênero
Padrões
Testagem
Segunda língua
Inglês como língua estrangeira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Abstract
Esta pesquisa visa a analisar testes de língua inglesa como língua estrangeira aplicados
no ano de 2009 como integrantes do processo de admissão às seguintes instituições:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Espírito Santo,
Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal de Minas Gerais. O principal
objetivo é identificar um rationale em comum para os testes em relação às visões e
crenças sobre o conhecimento lingüístico através da compreensão leitora as quais as
comunidades acadêmicas e administrativas que utilizam o gênero para selecionarem
alunos universitários parecem subscrever. Esta investigação do status de gênero dos
testes demandou uma abordagem multidimensional e multimetodológica nas quais os
critérios para caracterização da integridade genérica de Bhatia (2004) e as abordagens
contextual e textual para a análise de gênero de Askehave and Swales (2001) foram
combinadas com os critérios para a análise de tarefas de testagem lingüística e para a
avaliação de habilidades lingüísticas de Bachman (1990) e Bachman e Palmer (1996). O
contexto do design e aplicação dos testes foi descrito com base nas informações
constantes nos manuais do candidato veiculadas nos websites das instituições
universitárias em conjunto com a análise das visões de quatro informantes especialistas
das instituições analisadas, as quais foram incluídas em suas respostas a um
questionário. Essas análises revelaram importantes consistências em relação às visões
sobre o nível inicial de proficiência em leitura em inglês como língua estrangeira para
propósitos acadêmicos e características similares no design dos testes. Foi observado
que a leitura em língua inglesa para a seleção de alunos universitários está
intrinsecamente associada ao conhecimento de vocabulário, predominantemente, a fim
de identificar as relações entre as idéias no texto tal qual foram intencionadas pelo seu
autor. O status de gênero dos testes de língua inglesa é definido neste estudo pela
identificação das características distintivas dos testes como um reflexo das
peculiaridades de cada instituição universitária. Além disso, as características de cada
teste foram analisadas, constituindo um reflexo da concordância entre os informantes
especialistas em suas visões sobre níveis desejáveis de proficiência lingüística e
compreensão leitora, e as características das tarefas de testagem. Os testes de língua
inglesa enquanto exemplares de um gênero textual podem ser considerados como um
produto de uma necessidade de corresponder à importância da língua inglesa nos cursos
acadêmicos. Entretanto, estes mesmos testes não abordam a leitura como um processo
criativo de construção de significados que é considerado como uma das habilidades
fundamentais que os futuros profissionais necessitarão utilizar durante suas práticas
acadêmicas, em qualquer área do conhecimento.
[Texto sem Formatação]
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Document type
TeseFormat
application/pdf
Subject(s)
GenreReading
Patterns
Testing
English as a foreign language
Língua inglesa
Exame
Leitura
Gênero
Padrões
Testagem
Segunda língua
Inglês como língua estrangeira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS