xmlui.metadata.dc.creator | Silva, Mônica Gomes da | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-03-10T20:45:50Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2010-06-07 | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-03-10T20:45:50Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2010-02-26 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18867 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | En las obras Macário y Noite na taverna, Manuel Antônio Álvares de Azevedo inaugura la
construcción de una São Paulo mítica, teñida por las sombras espesas de la noche, misteriosa
y fantástica. Una ciudad propicia a las deambulaciones del espíritu y al aflorar de los deseos
secretos, con la presencia visible del Mal, marcando el grotesco y el macabro. En medio de la
turba ahumada de las tabernas o en las calles casi desiertas, surgen tipos acongojados y
extraños en la búsqueda de parejas amorosas eventuales o de oyentes para contar sus
experiencias bizarras, hablar de vicios y confesar perversiones. En contrapartida, en la
correspondencia dirigida a la familia o al amigo querido, un misivista inadaptado y solitario
reclama porque vive en una ciudad provinciana, donde nada acontece de importante o
interesante. Sin embargo, el imaginario romántico del autor extrapola los límites del ficcional
e invade el espacio privado de las cartas, estableciendo tensiones entre los dos tipos de texto,
construyendo puntos de convergencia y divergencia entre ellos. | spa |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | |
xmlui.metadata.dc.format | application/pdf | por |
xmlui.metadata.dc.language | por | por |
xmlui.metadata.dc.rights | Acesso Aberto | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Álvares de Azevedo | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Correspondências | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Noite na taverna | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Macário | por |
xmlui.metadata.dc.subject | São Paulo (Cidade) | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Brasil | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Correspondencias | spa |
xmlui.metadata.dc.subject | São Paulo (Ciudad) | spa |
xmlui.metadata.dc.title | A São Paulo inventada por Álvares de Azevedo | por |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | por |
xmlui.metadata.dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | letras | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Santos, Matildes Demetrio dos | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1ID | CPF:26489759622 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799756U5 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Bastos, Alcmeno | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1ID | CPF:69542113322 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6309712970604538 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Barbosa, Sonia Monnerat | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2ID | CPF:19387111222 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0783300268033991 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3 | Leitao, Eliane Vasconcellos | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3ID | CPF:12346432222 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2570385315007202 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4 | Amparo, Flávia | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee4ID | CPF:01101201322 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.ID | CPF:05269289822 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0526928988577716 | por |
xmlui.metadata.dc.description.resumo | Nas obras Macário e Noite na taverna, Manuel Antônio Álvares de Azevedo inaugura a
construção de uma São Paulo mítica, tingida pelas sombras espessas da noite, misteriosa e
fantástica. Uma cidade propícia às deambulações do espírito e ao aflorar dos desejos secretos,
com a presença visível do Mal, marcando o grotesco e o macabro. No meio da turba
enfumaçada das tavernas ou nas ruas quase desertas, surgem tipos angustiados e estranhos à
procura de parceiros amorosos eventuais ou de ouvintes para contar suas experiências
bizarras, falar de vícios e confessar perversões. Em contrapartida, na correspondência
endereçada à família ou ao amigo querido, um missivista inadaptado e solitário reclama
porque vive numa cidade provinciana, onde nada acontece de importante ou interessante. No
entanto, o imaginário romântico do autor extrapola os limites do ficcional e invade o espaço
privado das cartas, estabelecendo tensões entre os dois tipos de texto, construindo pontos de
convergência e divergência entre eles. | por |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |