xmlui.metadata.dc.creator | Mendes, Ana Paula Fernandes | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-03-10T20:46:29Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2011-03-31 | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-03-10T20:46:29Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2010-12-08 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19102 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | The aim of this paper is to present a strategic map that enables managers of an institution of Basic Education to identify improvements in processes and results of operations. The investigative question was to ascertain the possibility of implementing a model of Balanced Scorecard (BSC) in this type of institution. We started from the hypothesis that this system may be important management tool that enables improved operational efficiency. Was used as the main theoretical Management System Strategic Kaplan and Norton (2004) that allows to develop an assessment of business performance. The research is a case study of characteristic exploratory, descriptive and explanatory. Questionnaires were applied to a population of 304 individuals. The results correspond to 76.64% of the universe: 233 individuals. The study results show that there is a possibility of implementing a strategic map in Basic Private Education Institution. The findings indicate that the BSC should not be deployed without the commitment of senior management and that clearly defined the strategy and its dissemination are key factors for its implementation. Pedagogical issues are not part of this study. | eng |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Universidade Federal Fluminense | |
xmlui.metadata.dc.format | application/pdf | por |
xmlui.metadata.dc.language | por | por |
xmlui.metadata.dc.rights | Acesso Aberto | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Cenário balanceado | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Escola particular | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Mapa estratégico | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Planejamento estratégico | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Balanced Scorecard | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Private school | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Strategic map | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Strategic planning | eng |
xmlui.metadata.dc.title | A UTILIZAÇÃO DO MAPA ESTRATÉGICO DE BALANCED SCORECARD (BSC) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A MELHORIA DA EFICÁCIA OPERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO: ESTUDO DE CASO | por |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | por |
xmlui.metadata.dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Pinto, Marco Aurelio Cabral | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1ID | CPF:98965222222 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Farias Filho, José Rodrigues de | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1ID | CPF:36601454320 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Mattos, Ubirajara Aluizio de Oliveira | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2ID | CPF:40061728772 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780475E5 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.ID | CPF:67825815722 | por |
xmlui.metadata.dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é apresentar um mapa estratégico que permita aos gestores de uma Instituição de Ensino Básico identificar melhorias nos processos e nos resultados operacionais. A questão investigativa buscou verificar a possibilidade de implantação de um modelo de Balanced Scorecard (BSC) neste tipo de Instituição. Partiu-se da hipótese de que este sistema possa ser instrumento de gestão importante que possibilite melhorar a eficácia operacional. Foi utilizado como principal referencial teórico o Sistema Gerencial Estratégico de Kaplan e Norton (2004), que permite que se desenvolva uma avaliação de desempenho empresarial. A pesquisa é um estudo de caso de característica exploratória, descritiva e explicativa. Foram aplicados questionários a um universo de 304 indivíduos. Os resultados correspondem a 76,64% do universo: 233 indivíduos. Os resultados do estudo mostram que existe a possibilidade de implementação de um mapa estratégico em Instituição de Ensino Básico Privada. As conclusões indicam que o BSC não deve ser implantado sem o comprometimento da alta direção e que a definição clara da estratégia e sua divulgação são fatores fundamentais para sua implantação. Questões pedagógicas não fazem parte deste estudo. | por |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |