xmlui.metadata.dc.creator | Kunigam, André Keiji | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2021-03-10T20:46:45Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2011-04-29 | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2021-03-10T20:46:45Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2009-03-17 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19198 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | Starting from one of the most imperative among the signifiers of the so-called
contemporary globalization the identity this dissertation has as its initial aim an
investigation of the ties that made possible the bonding between individuals, their bodies
and their nation-states, through modernity and its great vision machine, the cinema. Tha
Japanese cinema emerged as one of the most privileged objects of investigation of these
bonds for being one of the most canonized and commented national cinematographies,
always regarded as extremely particular and distinct. Considering the basic notion that
identity and difference are highly political and interdependent productions, propiciated by
the various modes of subjectivation of the modern power, we unveiled firstly the
historical constitution of the object Japanese cinema as an interiority of culture and
tradition, and, subsequently, we looked at the politization of life and body in an aesthetics
of biopower. However, eventually, we also managed to reach possible ways of resistence
through image, with the film Ichi, the Killer (Koroshiya Ichi, 2001), by Takashi Miike. In
four chapters, which undertook a wide historical and conceptual journey, we displayed
the convergence of ethics, aesthetics and politics in Japanese cinema: from the
biopolitical productions of an identity to the resistent aesthetics of a contemporary
cinema. Finally, the dissertation attempted to shed light upon the passage of a cinema of
the pedagogy of the look and the body image as representation and body as continent of
a transcendent truth to another one, sensuous and destructurating image as
presentation and body as immanent affective matter. | eng |
xmlui.metadata.dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro | |
xmlui.metadata.dc.format | application/pdf | por |
xmlui.metadata.dc.format | application/octet-stream | por |
xmlui.metadata.dc.language | por | por |
xmlui.metadata.dc.rights | Acesso Aberto | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Cinema | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Identidade nacional | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Biopolítica | por |
xmlui.metadata.dc.subject | Cinema | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | National Identity | eng |
xmlui.metadata.dc.subject | Biopolitics | eng |
xmlui.metadata.dc.title | A imagem do cinema japonês : política e ética do olhar e do corpo | por |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | por |
xmlui.metadata.dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Comunicação | por |
xmlui.metadata.dc.publisher.department | Comunicação | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1 | Vieira, João Luiz | |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1ID | CPF:25314718715 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1 | Silva, Denilson Lopes | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1ID | CPF:83324511622 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9933539110710810 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2 | Greiner, Christine | |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2ID | CPF:83317622922 | por |
xmlui.metadata.dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8331762292364125 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.ID | CPF:21290025922 | por |
xmlui.metadata.dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2129002591394238 | por |
xmlui.metadata.dc.description.resumo | Partindo de um dos mais imperativos significantes da chamada globalização
contemporânea a identidade esta dissertação tem como objetivo inicial uma
investigação das amarras que possibilitaram a vinculação entre indivíduos, seus corpos e
seus Estados-nação, através da modernidade e sua grande máquina de visão, o cinema. O
cinema japonês emergiu como um dos mais privilegiados objetos de investigação desses
liames, por se tratar de uma das mais canonizadas e comentadas cinematografias
nacionais, sempre tida como extremamente particular e distinta. A partir da básica noção
de que identidade e diferença são produções eminentemente políticas e interdependentes,
propiciadas pelos diversos modos de subjetivação do poder moderno, tratamos
primeiramente de desvelar a constituição histórica do objeto cinema japonês como uma
interioridade de cultura e tradição, e, posteriormente, atentamos para a politização da vida
e dos corpos em uma estética do biopoder. Entretanto, ao final, também pudemos chegar
às possíveis formas de resistência através da imagem, com o filme Ichi, o Assassino
(Koroshiya Ichi, 2001), de Takashi Miike. Em quatro capítulos, que fazem um amplo
percurso histórico e conceitual, mostrou-se a convergência de ética, estética e política no
cinema japonês: desde as produções biopolíticas de uma identidade até a estética
resistente de um cinema contemporâneo. Dessa forma, a dissertação tentou iluminar a
passagem de um cinema da pedagogia do olhar e do corpo imagem como representação
e corpo como continente de uma verdade transcendente para um outro, sensório e
desestruturante imagem como apresentação e corpo como matéria afetiva imanente. | por |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |