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dc.creatorSilva, Silvana Louzada da
dc.date.accessioned2021-03-10T20:46:47Z-
dc.date.available2011-10-11
dc.date.available2021-03-10T20:46:47Z-
dc.date.issued2009-03-02
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19208-
dc.description.abstractThe current thesis addresses press photography published in Rio de Janeiro's daily newspapers Ultima Hora and Jornal do Brasil that, during the decades of the 1950's and 1960's, have experimented with several innovations in text, layout, business strategies, and image use, especially in photography. In order to stress these transformations relevance, it exams the photographic practice prior to this period among Brazilian newspapers and magazines, as well as comparing it with the image production from abroad. It also argues that the valorization of photography use in this period met both the periodicals and the public's demands, and it attempts to show how a specific language was created in order to attend the newspapers editorial interests, trying to conform the readers to image reading, whilst employing it to differentiate itself from the other newspapers. The thesis also retraces the trajectory of these professionals in charge of the imagetic production, acknowledging that these press photographers, who generally came from adverse social class conditions, meanwhile building a new imagetic language, have edified their own place of distinction within the press and society. Therefore, it understands the decades of the 1950's and the 1960's as a singular moment in the modernization of daily newspapers, being photography and photographers the ones in charge of it, and central to this transformation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-10T20:46:47Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-03-02en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFotojornalismopor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectFotojornalistaspor
dc.subjectHistória da fotografia no Brasilpor
dc.subjectHistória do fotojornalismopor
dc.subjectImprensa brasileirapor
dc.subjectÚltima Hora (jornal)por
dc.subjectJornal do Brasilpor
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)por
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectPhotojournalismeng
dc.subjectPhotojournalistseng
dc.titlePrata da casa: fotógrafos e fotografia no Rio de Janeiro (1950 1960)por
dc.typeTesepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbosa, Marialva Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797558P4por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Ana Paula Goulart
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723584J6por
dc.contributor.referee2Guran, Milton
dc.contributor.referee3Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5456423540789233por
dc.contributor.referee4Moraes, Dênis Roberto Villas Boas de
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795686E0por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3399724617912526por
dc.description.resumoEsta tese trata da fotografia de imprensa publicada nos jornais diários cariocas Ultima Hora e Jornal do Brasil que, nas décadas de 1950 e 1960, experimentaram diversas inovações no texto, na diagramação, nas estratégias empresariais e no uso da imagem, em especial da fotografia. Para dimensionar a importância dessas transformações, examina o fazer fotográfico anterior a esse período, em jornais e revistas brasileiros, e procura traçar paralelos com a produção internacional. Sustenta que a valorização do uso da fotografia nesse período respondeu a demandas dos periódicos e do público. Além disso, procura mostrar como foi criada uma linguagem específica que serviu aos interesses editoriais dos jornais, que buscavam habituar os leitores à leitura da imagem ao mesmo tempo em que a utilizavam para se diferenciar dos demais periódicos. A tese recompõe ainda a trajetória dos profissionais encarregados dessa produção imagética e percebe que os fotógrafos dessa imprensa, que vinham em geral de situações de classe desfavoráveis, ao mesmo tempo em que constroem uma nova linguagem imagética, edificam para si um lugar de distinção na imprensa e na sociedade. Percebe, portanto, as décadas de 1950 e 1960 como um momento singular na modernização dos jornais diários, sendo a fotografia e os fotógrafos dela encarregados, centrais para essa transformação.por
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